>
 

Humilhar-se

            É notável e assustador ver a arrogância na qual tantas pessoas andam hoje. E, não é apenas uma atitude dos mais abastados, governantes e pessoas nascidas em famílias famosas, mas até é uma atitude de pessoas com poucos bens, sem posição social e que na realidade não têm de que se orgulhar.

            Principalmente em relação a Deus cada pessoa tem o dever de se humilhar diante Dele, pois só Ele tem o direito de receber a adulação dos homens e ser considerado como sendo acima de tudo, pois só Ele é o criador e sustentador de todas as coisas (Colossenses 1:16-17) Somos admoestados em I Pedro 5:6: "Humilhai-vos, pois debaixo da potente mão de Deus, pra que a seu tempo vos exalte..." Tiago vem com a mesma admoestação: "Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará." (Tiago 4:10) Dá para entender que este assunto é muito importante para Deus, pois Ele o incluiu dezenas de vezes na Sua Palavra em seus vários derivados.

            Jesus, no início do Seu ministério, logo falou: "Bem aventurados os humildes de espírito, porque dele é o reino dos céus. (Mateus 5:3)

            Devemos notar em Tiago 4:10 que somos ensinados que o dever é de humilhar-se a si mesmo. No Antigo Testamento quando o povo de Deus se humilhava, andava de roupas rasgadas e com cinzas na cabeça. Era para ser um sinal exterior de uma atitude interior, mas não era sempre assim. Podemos humilhar-nos a nós mesmos ou esperar que Deus o faça. Davi é exemplo clássico de quem faz por sentir compungido de coração. Ele brada a Deus: "Pequei contra ti, contra ti somente... compadece-te de mim... apaga as minhas transgressões... lave-me... purifica-me... conheço as minhas transgressões... meu pecado está sempre diante de mim... esconde teu rosto dos meus pecados... apaga todas as minhas iniquidades..." (Salmos 51)

            O verdadeiro arrependimento é a forma mais pura e eficaz de auto-humilhação. Tem que partir do coração e tem que ser absolutamente e totalmente sincera, pois Deus conhece o coração do homem e sabe quando ele não age com sinceridade. Esta ação feita com sinceridade completa traz ao homem um alívio e restaura-o à presença de Deus onde há bênçãos eternamente. No entanto, é difícil para o homem admitir suas transgressões e as confessar a Deus. Lembra-se que não deve sentir vergonha diante de Deus pelos pecados, pois Ele já está ciente deles. Considera Atos 2:38, 3:19 de I João 1:7-9.

            Caso o homem não quer humilhar-se a si mesmo, Deus pode fazer o trabalho, e quando Ele faz, é bem feito. O problema é que quando Deus efetua a obra, o homem é humilhado, mas não restaurado a Deus como acontece quando o homem humilha-se a si mesmo.

            Apenas um exemplo da humilhação que Deus opera é o de Nabucodonosor. Orgulhou-se por ser rei, por ter um reino tão sucedido, mas levantou-se em flagrante arrogância e por sete anos foi condenado ao campo para comer como um boi. Finalmente reconheceu Deus, mas jamais teve um relacionamento correto com Ele. Como há de ser na sua vida?

Philip D. Walmer