>
 

Um Título Que Vale Almejar


Não é raro ouvir um pregador, sendo apresentado com a frase brilhante: "Ele é realmente um homem de Deus." Muitas vezes eu me pergunto como reagir quando alguém está descrito em tais termos elevados. Preocupa-me que poderíamos estar colocando essa pessoa em um pedestal muito alto, talvez o preparando para uma queda ruinosa. O que realmente é um homem ou uma mulher de Deus?

Nos tempos bíblicos não era tão incomum para um profeta de Deus receber esse título. Na verdade, ele é usado 73 vezes na Palavra de Deus para descrever pessoas como Moisés: "Esta é a bênção que Moisés, homem de Deus, deu aos filhos de Israel, antes da sua morte." (Deuteronômio 33:1) De Elias a Bíblia relata: "... Homem de Deus, assim diz o rei: Desce depressa." (2 Reis 1:11)  Até mesmo o Anjo do Senhor recebeu este título honroso: "Então, Manoá orou ao SENHOR e disse: Ah! Senhor meu, rogo-te que o homem de Deus que enviaste venha outra vez e nos ensine o que devemos fazer ao menino que há de nascer." (Juízes 13:8) Era um título dado a um representante do Todo-Poderoso.

Há outro significado para o título que é um desafio para nós almejar. Em 2 Reis 4, somos informados de que uma mulher sunamita estava observando o profeta Eliseu. Ela comentou com o marido: "Vejo que este que passa sempre por nós é santo homem de Deus." Sua referência a ele como "santo" pode indicar que ela percebeu que ele não era só um homem de Deus, mas também um homem piedoso. Leia 2 Reis 4:8-17

Em 1 Pedro 1:13-16 a Bíblia admoesta: "Por isso, cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida na revelação de Jesus Cristo. Como filhos da obediência, não vos amoldeis às paixões que tínheis anteriormente na vossa ignorância; pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento, porque escrito está: Sede santos, porque eu sou santo." Aqui o apóstolo pediu-nos a ser santos, como um reflexo da santidade de Deus. Poderíamos nunca alcançar um honroso título de porta-voz de Deus, mas temos de ser santos. Este é um título que vale a pena almejar. - Dave Branon


Mais como o Mestre eu gostaria de ser,

Mais de Sua mansidão, mais humildade;

Mais zelo ao trabalho, mais coragem para ser verdadeiro,

Mais consagração para o trabalho Ele me pede a fazer. - Gabriel


Pensamento do Dia: Cada filho de Deus deveria de ter uma crescente semelhança ao Filho de Deu