>
 

Santificar A Véspera de Todos os Santos

(Dia das Bruxas)


A palavra halloween, nome de uma celebração popular nos Estados Unidos, tem no início uma palavra em inglês hallow, que significa na língua portuguesa consagrar, santificar ou reverenciar como sagrado. Quando a palavra é usada em ambientes cristãos têm uma ampla gama de significados. Quando os cristãos usam a palavra na citação  da oração dominical a palavra hallow é usado na versão inglês, mas na língua portuguesa é "Santificado seja o teu nome." Muitas vezes, a palavra "hallow" que nos EUA chama-se halloween uma forma abreviada de All Hallows' Eve, que em português dia de todos os santos ou dia das bruxas.


Nas Escrituras, a palavra hallow é um sinônimo para a palavra santificar. Quando nós  santificamos algo (hallow alguma coisa), colocamos aquele algo a parte como sendo  santo.


O nome de Deus não é a única coisa que devemos santificar. Nós também devemos ser santificados. Paulo instou Timóteo a ser um vaso santificado e útil para Deus procurando a "justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro," e evitando "as questões insensatas e absurdas, pois sabes que só engendram contendas. "(2 Timóteo 2:21-23)


Neste último dia de outubro, as crianças nos EUA carregarão sacos cheios de doces. Pensando neles pode nos lembrar de perguntar: "O que está enchendo o vaso da minha vida? É uma atitude amarga que leva a disputas tolas e conflitos, ou é um doce espírito que leva a justiça, a fé, o amor e a paz?"


Podemos santificar hoje, e todos os dias, colocando-nos a parte para Deus para ser usado por Ele. - Julie Ackerman Link


Leia 2 Timóteo 2:19-26


"Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os que lhe pertencem. E mais: Aparte-se da injustiça todo aquele que professa o nome do Senhor. Ora, numa grande casa não há somente utensílios de ouro e de prata; há também de madeira e de barro. Alguns, para honra; outros, porém, para desonra. Assim, pois, se alguém a si mesmo se purificar destes erros, será utensílio para honra, santificado e útil ao seu possuidor, estando preparado para toda boa obra. Foge, outrossim, das paixões da mocidade. Segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor. E repele as questões insensatas e absurdas, pois sabes que só engendram contendas. Ora, é necessário que o servo do Senhor não viva a contender, e sim deve ser brando para com todos, apto para instruir, paciente, disciplinando com mansidão os que se opõem, na expectativa de que Deus lhes conceda não só o arrependimento para conhecerem plenamente a verdade, mas também o retorno à sensatez, livrando-se eles dos laços do diabo, tendo sido feitos cativos por ele para cumprirem a sua vontade."

 

No versículo 19, Paulo se refere à rebelião de Coré, que afirmou que todos os judeus eram santos porque eram da comunidade da aliança de Deus. (Números 16:1-5) Respondendo, Moisés disse que Deus conhece os que são santos e que verdadeiramente pertence a Ele, (Números 16:5) pois eles são os únicos que virarão as costas para o mal (2 Timóteo 2:26). Paulo está enfatizando a soberania de Deus e a responsabilidade do homem. - Sim Kay Tee


Senhor, que nossas vidas sejam colocadas a parte

E úteis em suas mãos,

Procurando a justiça e a fé

Enquanto cumprirmos Seus planos. - Sper


Pensamento do Dia: A maior alegria do cristão é ser usado por Deus.