>
 

Soberbo...

 

"E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes." (I Pedro 5:5) Na versão NTLH: "Que todos prestem serviços uns aos outros com humildade, pois as Escrituras Sagradas dizem: Deus é contra os orgulhosos, mas ajuda os humildes."

Nos dias atuais parece que a soberba é a regra do dia, que todos procuram se elevar mais do que outros em volta. Até na igreja se vê esta atitude digno de repreensão. Sendo que a Palavra de Deus usa este termo mais que oito dezenas de vezes e orgulho e seus derivados outras duas dezenas de vezes e em nenhuma ocasião em termos favoráveis quando usado em relação ao homem.

A passagem de nosso texto acima deixa bem clara que para o homem se encher de si mesmo, deixando a soberba assumir a primazia na sua vida, ou coloca em posição onde não pode contar com o auxílio e bênçãos do Senhor. De fato, a Bíblia é claro que Deus opõe tais pessoas, resiste estas pessoas, isto é, não deixando que elas entrem na sua presença, a não ser via o arrependimento. A versão NTLH expressa que Deus luta contra tais indivíduos. Todos teriam de concordar comigo que tal posição não seria nada agradável.

Se o homem não deve deixar que a soberba reine em sua vida, o que deve de ser, então, sua atitude? Ouvimos a Palavra de Deus:

"Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte..." (I Pedro 5:6) Jamais devemos procurar exaltar nos mesmos, deixando que Deus o faça no tempo e época que Ele acha mais propício. Nota bem que é debaixo da mão de um Deus todo poderoso que devemos nos humilhar, pois quando consideramos tudo em relação a nossa vida, não temos o que de nos orgulhar. Tem roupas melhores, carro melhor, casa melhor, salário melhor, posição social, mais dinheiro no banco ou qualquer outra coisa? E daí? Jô também tinha, mas em um só dia perdeu tudo. Recentemente a brevidade da vida foi realçada para nós pela morte de mais de três pessoas, alguns bem jovens e outras de nossa idade. Não esqueça nunca jamais o exemplo de Satanás que foi expulso do céu por causa do seu orgulho.

Nota que quem deve se encarregar desta obra de humilhação é a própria pessoa. Como no caso de Nabucodonosor que recebeu a advertência e não deu ouvido, foi severamente humilhado por Deus. Davi humilhou-se a si mesmo e foi abençoado.

Ouve o ensinamento de Jesus: "Porque todo o que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado. (Lucas 14:11) Isto Jesus repete em Lucas 18:14, caso alguns não ouviram antes.

Jesus também nos ensinou via seu próprio exemplo: "... e achado na forma de homem, [Jesus] humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, a morte da cruz. (Filipenses (2:8)

Tiago nos escreveu nos mesmos termos (4:10): "Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará"

"Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência e andes humildemente com teu Deus?" (Miquéias 6:8)

Philip D. Walmer