>
 

Antigo? Sem Valor?

 

            O rápido desenvolvimento de novos produtos eletrônicos faz com que pessoas taxam produtos de apenas três ou quatro anos como sendo antigos, merecendo ser descartados em favor de novos. Há em certas alas da sociedade a opinião que pessoas com certa idade alcançada e talvez doentes devam ser deixadas a morrer ou ser eliminadas por eutanásia, pois pensam que estas não têm mais valor na sociedade. Parece que existe a idéia que qualquer coisa ou pessoa que parece antigo aos olhos e determinação de um crítico deve ser descartada como algo que não tem mais valor.

            Infelizmente a mesma mentalidade tem entrado na igreja em relação às Sagradas Escrituras. Frequentemente se ouve alguém dizer que não necessitamos mais do Antigo Testamento, e não é só de hoje que se vê ditos cristãos que carregam somente um Novo Testamento. Isto quer dizer, então, que nesta época moderna que podemos matar, adulterar, mentir, cobiçar, adorar imagens e assim por diante; impunemente, pois tudo aquilo é antigo e sem valor hoje? Creio que ninguém concordaria com tal pensamento.

            Precisamos ao mesmo tempo reconhecer que ninguém tem o direito de simplesmente escolher as partes da Bíblia que mais gosta que caibam melhor no seu estilo de vida ou que coincidem com sua mentalidade terrena. Devemos nos lembrar que os discípulos e apóstolos do primeiro século possuíram somente o Antigo Testamento, do qual fizeram suas pregações e ensinamentos. Paulo, então declara em relação do Antigo Testamento: "Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra." (II Timóteo 3:16-17) Será que qualquer homem que alega ser cristão tem o direito de descartar o que foi divinamente inspirado e aprovado por Deus?

            Apesar de todos os anos que passaram, o Antigo Testamento tem grande serventia para qualquer pessoa com mentalidade espiritual. Veja Gálatas 3:24: "De modo que a lei se tornou nosso aio, para nos conduzir a Cristo, a fim de que pela fé fôssemos justificados." Em outras palavras, sem o Antigo Testamento não teríamos conhecimento do que Deus exige, que Deus requer da sua criação, dos seus súditos. Paulo elogiou Timóteo: "... e que desde a infância sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus." (II Timóteo 3:15)

            É triste de ver nos dias de hoje as pessoas que declaram ser cristãos, mas que são biblicamente analfabetos, não podendo citar corretamente sequer um versículo, não podem folhear a Bíblia e achar as referências mencionados pelo ministro nas suas mensagens. No entanto, podem citar tabelas enormes de dados de jogadores, e falam deles como fossem membros de família. Como podem estes dar tanta atenção para coisas que não têm qualquer recompensa eterna e ignora aquilo que pode os "fazer sábio para a salvação"?

            "Porquanto, tudo que dantes foi escrito, para nosso ensino foi escrito, para que, pela constância e pela consolação provenientes das Escrituras, tenhamos esperança." (Romanos 15:4)

            Não descarta, nem negligencia o que pode lhe proporcionar a fé para sua salvação.

 

Philip D. Walmer