>
 

Golias, Inimigo do Povo de Deus

            Israel, o povo escolhido por Deus para ser o povo que levantaria Seu nome e que o levaria ao conhecimento do mundo inteiro estava em grandes apuros por causa de um povo que morava nas redondezas. Em primeiro lugar este povo inimigo ainda existia por que o povo de Deus desobedeceu à ordem original de Deus, que era de aniquilar todo o povo que habitava na terra prometida. Este povo era terrivelmente idólatra, até oferecendo seus próprios filhos em sacrifício aos seus deuses. Por isso Deus decretou a sua destruição. Israel teve pena deste e outros povos da terra e não os destruiu, os quais atormentavam a vida do povo de Deus durante toda a sua existência.

            Agora, este povo idólatra, inimigo de Deus e do seu povo, veio para guerrear contra o povo de Deus, só que esta vez com um homem gigante e quase (sim, quase) invencível. Amigo, assim acontece com qualquer cristão que desobedece a Deus, não eliminando da sua vida todas as coisas que afetam e podem afetar a vida cristã. Cabe a você mesmo fazer isto. Você jamais pode culpar a Deus por causa dos inimigos que você deixou na sua vida para atormentar a vida cristã. No caso de Israel, Deus não foi o culpado por ainda ter estes inimigos em volta. Israel desobedeceu.

            Veja o que Deus disse a Caim em Gênesis 4:7: "Se você tivesse feito o que é certo estaria sorrindo; mas você agiu mal, e por isso o pecado está na porta, à sua espera. Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo." (NTLH) Notou? "Você precisa vencê-lo." Deus não vai fazer isto por você. Sim, Deus pode lhe dar o poder para vencer por meio do Seu Espírito Santo que deve habitar em você em toda a sua plenitude. No entanto, é você que precisa "enchei-vos do Espírito Santo..." e liberar este poder residente em você para lutar. Talvez seja por isso que Paulo escreveu em I Tessalonicenses 5:19: "Não atrapalhem a ação do Espírito Santo." (NTLH)

            Coragem é preciso para admitir que tenha inimigos no seu íntimo que estão atrapalhando sua vida espiritual e necessitam ser expulsos da sua vida. Coragem é preciso para começar lutar contra estes males. Parece que é mais fácil deixá-los meio camuflados no íntimo para que não suscite uma guerra. Foi esta o que o exército de Israel fazia dia após dia quando Golias descia para desafiar os exércitos de Israel. Em todo aquele exército de homens experimentados, soldados de experiência não havia sequer um homem que teve a coragem de enfrentar Golias. E, é assim, que você vê outras pessoas com inimigos espirituais de montão contra os quais elas não lutam. Era necessário um Davi, um jovem que vivia na presença do Senhor, que buscava Deus, que louvava a Deus, que já podia contar vitórias para chegar e dizer que este imundo filisteu não iria mais desafiar o exército do povo de Deus. Ele armou-se simplesmente e em o nome do Senhor saiu para a batalha, desprezado por seu inimigo, mas confiante em Seu Deus.

            Como há de ser com você? Vai se intimidar pelo resto da vida, ou vai se armar com a coragem que vem pela plenitude do Espírito Santo e engajar na batalha pela sobrevivência espiritual?

Philip D. Walmer