>
 

Golias, Inimigo do Povo de Deus - 2

            Descendo para o vale para seu encontro com Golias, Davi parou num ribeiro e juntou cinco pedras, escolhidas à mão. (I Samuel 17:40) Alguns ponderam a razão pela qual Davi juntou cinco pedras. Era falta de fé? Achou que uma só não daria o resultado desejado? Não teve tanta fé em Deus do que na sua habilidade?

            Uma leitura mais profunda dos livros da história de Israel e seus reis revela que Golias teve cinco irmãos. Sem dúvida Davi sabia disto e foi preparado, não somente para um, mas para todos, caso chegassem a defender seu irmão.

            Há uma lição muito valiosa para aprender desta aula de história: A falha de muitos crentes de cair na hora de tentação é que "se atiram nas cordas" ao sentir a euforia após o arrependimento, batismo, recebimento do Espírito Santo, ou qualquer outra experiência histórica na sua vida. Pensam que com o que estão sentindo é a vitória final, não reconhecendo que o diabo jamais os deixará ir embora do seu reino sem uma luta. E, vamos cessar de culpar o diabo por tudo que acontece, pois o maior inimigo mais feroz que tem é a sua própria carne, contra a qual terá de lutar durante a vida toda. Sim, é o próprio crente que terá de lutar.

            Deus não lavará sua boquinha com sabonete se usar uma linguagem imprópria. Não desligará seu computador ou televisor vaso assistir coisas inconvenientes. Deus não arrancará literatura das suas mãos que agrada a concupiscência da sua carne. Também não lhe arrancará do leito de fornicação ou adultério. Em Atos 2:40 Pedro admoestou: "Salvai-vos desta geração perversa." É entendido que a salvação de nossas almas depende de ação da parte de quem quer se salvar. Veja!  A pessoa que está se afogando precisa agarrar com força e vontade na bóia de salva-vidas se é que vai ser salva. O crente que quer se salvar no final precisa obedecer ao evangelho e seguir um caminho no qual as coisas velhas da carne são do passado e não mais pertencem a vida nova. "... rejeitamos as coisas que por vergonha se ocultam, não andando com astúcia nem falsificando a palavra de Deus; e assim nos recomendamos à consciência de todo o homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade." (II Coríntios 4:2)

            Tem aqueles que hoje pregam e ensinam que se você é uma vez salvo pela graça, amor e misericórdia de Deus que nunca mais pode se perder. Isto é propagar falsidade, dar lugar à carne, acreditar numa mentira do diabo que está engolindo milhões que de certa forma querem se salvar, mas acreditam que as obras feitas na carne não têm nada a ver com a salvação. No entanto Paulo fala da sua luta contra a carne. "Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo a servidão, para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado." (I Coríntios 9:27)

            Arma-se bem, estando preparado pelos inimigos que certamente chegarão para lhe derrotar, caso não esteja ciente das ciladas, tanto do diabo quanto da sua carne.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: "Dê para alguém que não pode lhe repagar."