>
 

Iluminado

            A Palavra de Deus na vida de uma pessoa para ter um grande efeito... para um aumento de fé, ou para um aumento de incredulidade. Tudo depende com que espírito Ela é lida. Em outras palavras tudo depende da atitude do leitor. Analisamos possíveis atitudes de pessoas que tomam o Livro Sagrado nas mãos.

            Existem aquelas pessoas que lêem a Bíblia com um espírito de incredulidade, isto é, que desde o início não acreditam que a Bíblia é sagrada, que foi inspirado por Deus, que santos homens de Deus foram usados por Ele para escrever sob a unção do Espírito Santo, e que o livro não passa de uma literatura corriqueira e comum. Eles lêem com o intuito de achar alegados erros, contradições e outros supostos por menores que sustentariam a alegação de que a Bíblia é no mínimo fraudulenta. Estas pessoas jamais descobrirão as verdades transformadoras providenciadas por um Deus amoroso para sua criação necessitada de orientação.

            Outra maneira para ler a palavra de Deus, e praticada por muitos, é de ler apenas como o cumprir de um dever. Lida desta maneira Ela terá pouco efeito positivo na vida do leitor, pois a leitura não passa de um exercício inútil. Enquanto a pessoa lê, a mente está longe do conteúdo, já ocupada nos deveres do dia, dos desafios de família, trabalho e qualquer outra coisa que ocupa a mente do leitor. Assim, as palavras passam diante dos olhos, mas não penetram na mente, e menos ainda no coração, isto é, no intimo da pessoa. Esta pode afirmar que lê a Bíblia todos os dias, mas por não A ter escondida no coração não realiza qualquer efeito positivo Dela. Davi declarou que: "Escondi a tua palavra no meu coração para não pecar contra ti." (Salmos 119:11) Em Mateus capítulo quatro a Bíblia nos mostra que Jesus, apesar de ter todo o poder e autoridade da criação, deu exemplo de como vencer o diabo com a Palavra. Assim Ele ensina que o conhecimento da Palavra é essencial para a vitória do crente enquanto abre para até os crentes novos a possibilidade de sempre vencer o diabo simplesmente pelo conhecimento da Palavra.

            A maneira correta para ler a Palavra é de aproximá-La com a mente e coração abertos para novo entendimento das Escrituras. Ela deve ser aberta com uma oração sincera, na qual o leitor pede sinceramente que Deus ilumine Sua Palavra, e dê um entendimento Dela por causa dos desafios do dia. A unção do Espírito Santo é requisito para o pleno entendimento da Palavra. Sem a iluminação que vem por intermédio do Espírito Santo, a Bíblia sempre continuará um livro incompreensível, mas com o auxílio do Espírito a Palavra tem vida e proporciona vida para o leitor.

            "Olhai para ele, e sede iluminados; e os rostos jamais serão confundidos." (Salmos 34:5)

            Leia a Bíblia e não se estresse acerca daquilo que não entende, enquanto confia no Senhor para lhe revelar o que precisa por aquele dia.

Philip D. Walmer

Pensamento do Dia: É uma responsabilidade tremenda possuir uma Bíblia, pois dela será julgado no tribunal de Cristo. - Philip D. Walmer