>
 

Quando O Chão Treme

Vários dias depois de um terremoto devastador na região de São Francisco, um rapaz foi visto balançando e balançando no pátio da escola. Seu diretor perguntou-lhe se ele estava bem, e o garoto balançou a cabeça afirmativamente e disse: "Eu estou movendo-me como a terra, assim se houver outro terremoto não vou sentir isso." Ele queria preparar-se para um outro tremor de terra.

Às vezes, depois de um trauma, nós nos preparamos para o que pode estar por vir. Se recebermos um telefonema que trouxe más notícias, cada vez que o telefone toca ficamos em pânico e surpreso, o que aconteceu agora?

A "terra estava tremendo" para o salmista Davi depois que o rei Saul tentou matá-lo: "Procurou Saul encravar a Davi na parede, porém ele se desviou do seu golpe, indo a lança ferir a parede; então, fugiu Davi e escapou." (1 Samuel 19:10) Ele correu e se escondeu. Ele pensou que a morte estava próxima e disse a seu amigo Jônatas, "Então, Davi respondeu enfaticamente: Mui bem sabe teu pai que da tua parte achei mercê; pelo que disse consigo: Não saiba isto Jônatas, para que não se entristeça. Tão certo como vive o SENHOR, e tu vives, Jônatas, apenas há um passo entre mim e a morte." (20:03). Ele escreveu: "Laços de morte me cercaram, torrentes de impiedade me impuseram terror." (Salmos 18:4)

Davi clamou ao Senhor na sua angústia: "Na minha angústia, invoquei o SENHOR, gritei por socorro ao meu Deus. Ele do seu templo ouviu a minha voz, e o meu clamor lhe penetrou os ouvidos." (v.6) e descobriu que Ele era Um estabilizador, que ele podia confiar que sempre estaria com ele. Ele disse: "O SENHOR é a minha rocha, a minha cidadela, o meu libertador; o meu Deus, o meu rochedo em que me refugio; o meu escudo, a força da minha salvação, o meu baluarte." (v.2) O Senhor será esse para nós também quando o chão treme sob nós. - Anne Cetas


Leia o Salmo 18:1, 3, 5

"Eu te amo, ó SENHOR, força minha...  Invoco o SENHOR, digno de ser louvado, e serei salvo dos meus inimigos... Cadeias infernais me cingiram, e tramas de morte me surpreenderam."

Salmo 18:2 contém uma seqüência maravilhosa de figuras de linguagem. Davi parece reviver proteção providencial de Deus em conflitos passados. O Senhor é comparado a uma "rocha" - uma fortaleza que nos tempos antigos era a segurança. (Um lugar alto mantendo alguém fora do alcance do inimigo.) Ele também descreve Deus como "a força da minha salvação" - o símbolo da força de conquista. Como salvaguarda defensiva, o termo "escudo" é utilizado de seu Salvador. Em tudo isso, é claro que Deus é a melhor proteção. No entanto, sua ajuda deve ser acessado por meio da fé e dependência dEle. Dennis Fischer


O Senhor é a nossa Rocha, Nele nos escondemos,
Um abrigo no tempo da tempestade;
Seguro qualquer mal que acontecer,
Um abrigo no tempo da tempestade. - Charlesworth

Pensamento do Dia: Para sobreviver às tempestades da vida, ser ancorado na Rocha do Século.