>
 

Paciência Na Prisão

Você já notou que o esquecimento de outras pessoas pode tentar a sua paciência? Como professor universitário, eu acho a minha paciência esticada quando um aluno esquece-se de fazer um trabalho que está claramente definido no programa.

Na história de José no Antigo Testamento, vemos um exemplo muito pior do esquecimento e só podemos imaginar como ele lutou para ser paciente com o resultado.

Enquanto estava na prisão, José interpretou um sonho do copeiro do rei, o que levou à libertação do homem. José lhe disse: "Porém lembra-te de mim, quando tudo te correr bem; e rogo-te que sejas bondoso para comigo, e faças menção de mim a Faraó, e me faças sair desta casa..." (Gênesis 40:14) Parece que depois de José ter ajudado ao copeiro ganhar a liberdade, que lembrar-se de José seria a primeira coisa em sua lista a fazer. Mas passaram dois anos antes do copeiro falar a Faraó acerca de José "Então, disse a Faraó o copeiro-chefe: Lembro-me hoje das minhas ofensas." (4l:9) Finalmente, José foi libertado.

Imagine a impaciência que José se sentiu enquanto esperava a cada dia naquele calabouço: "porque, de fato, fui roubado da terra dos hebreus; e, aqui, nada fiz, para que me pusessem nesta masmorra." (40: l5), talvez pensando que sua única chance de liberdade havia passado. No entanto, José tinha um recurso: Ele tinha a presença de Deus: "O SENHOR, porém, era com José, e lhe foi benigno, e lhe deu mercê perante o carcereiro..." (39:21), como nós: "Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei." (Hebreus 13:5) Quando você está se sentindo impaciente, apóia-se em Deus que está sempre presente com você. Ele vai transformar a sua impaciência em confiança paciente. - Dave Branon


Leia: Gênesis 40:1-13, 23

"Passadas estas coisas, aconteceu que o mordomo do rei do Egito e o padeiro ofenderam o seu senhor, o rei do Egito. Indignou-se Faraó contra os seus dois oficiais, o copeiro-chefe e o padeiro-chefe. E mandou detê-los na casa do comandante da guarda, no cárcere onde José estava preso.  O comandante da guarda pô-los a cargo de José, para que os servisse; e por algum tempo estiveram na prisão. E ambos sonharam, cada um o seu sonho, na mesma noite; cada sonho com a sua própria significação, o copeiro e o padeiro do rei do Egito, que se achavam encarcerados. Vindo José, pela manhã, viu-os, e eis que estavam turbados.  Então, perguntou aos oficiais de Faraó, que com ele estavam no cárcere da casa do seu senhor: Por que tendes, hoje, triste o semblante? Eles responderam: Tivemos um sonho, e não há quem o possa interpretar. Disse-lhes José: Porventura, não pertencem a Deus as interpretações? Contai-me o sonho. Então, o copeiro-chefe contou o seu sonho a José e lhe disse: Em meu sonho havia uma videira perante mim. E, na videira, três ramos; ao brotar a vide, havia flores, e seus cachos produziam uvas maduras. O copo de Faraó estava na minha mão; tomei as uvas, e as espremi no copo de Faraó, e o dei na própria mão de Faraó. Então, lhe disse José: Esta é a sua interpretação: os três ramos são três dias; dentro ainda de três dias, Faraó te reabilitará e te reintegrará no teu cargo, e tu lhe darás o copo na própria mão dele, segundo o costume antigo, quando lhe eras copeiro... O copeiro-chefe, todavia, não se lembrou de José, porém dele se esqueceu."


Sintonize o seu coração ansioso à paciência,
Ande pela fé, onde a visão é fraca;
Amando a Deus, seja calmo e confiante
E deixa tudo para Ele. -Chambers


Pensamento do Dia: Paciência significa aguardar o tempo de Deus sem duvidar do amor de Deus.