>
 

Um Povo Peculiar


          Desde que Deus escolheu Abraão para ser o pai de uma nova nação, o plano de Deus era de

ter um povo que seria exclusivamente Dele ou em outras palavras um povo peculiar. Esta palavra "peculiar" pode não ser muito bem conhecida e entendida, de modo que passo a definí-la conforme o dicionário como sendo propriedade exclusiva sem argumento acerca de quem é realmente o proprietário. Peculiar = referente a pecúlio ou o que é predicado de algo ou de alguém; próprio. Pecúlio = conjunto de bens móveis e imóveis; patrimônio. Em outras palavras Deus queria um povo que seria sua propriedade exclusiva, que jamais pertenceria ao outro.

          Como pode ver pela definição da palavra "peculiar", não significa neste caso um povo estranho ou esquisito, contudo um povo cujo proprietário é Deus.

          Desde o Antigo Testamento encontra-se este plano divino. No entanto não é algo automático, pois foi dado a todos o poder de escolha, e caso escolhesse de ser propriedade peculiar de Deus havia certas obrigações a cumprir. Veja de Deuteronômio 26:18-19: "E o SENHOR, hoje, te fez dizer que lhe serás por povo seu próprio, como te disse, e que guardarás todos os seus mandamentos. Para, assim, te exaltar em louvor, renome e glória sobre todas as nações que fez e para que sejas povo santo ao SENHOR, teu Deus, como tem dito."

          De povo comum e mundano o mundo estava cheio e Deus não se agradou deste povo, pois em nada O agradou, servindo imagens de toda sorte e cometendo todo tipo de iniquidade que contaminava tanto o corpo quanto a alma. Deus queria um povo que O serviria como único Deus e Soberano, e assim em pureza de espírito e corpo. Nota cuidadosamente que a passagem acima diz que a responsabilidade de cada filho de Deus é de guardar "todos os seus mandamentos", e não apenas aqueles que você mais gosta ou que acha mais convenientes.

          É triste que alguns arriscam sua salvação por abraçar apenas alguns do mandamentos de Deus e descartam outros. É necessário nos lembrar que Noé foi salvo somente porque obedeceu tudo que Deus o ordenou para fazer. Ele não diminui as dimensões, usou o material que Deus mandou para usar e a Bíblia diz: "Assim fez Noé, consoante a tudo o que Deus lhe ordenara." (Gênesis 6:22)

          Deus quer um povo peculiar, e não aceitará um povo que se assemelheia com o mundo. Não se engana com as suaves palavras de muitos supostos cristãos hoje que alegam que Deus não importa com isto, ou aquilo. Todos têm o dever de ler a Palavra, isto é, estudá-La bem e A conhecer pessoalmente. Contudo, apenas conhecer não resolve o caso da sua salvação. É necessário se tornar praticante do que lê. Tiago 1:22 dá o seguinte conselho: "Tornai-vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos." Quem perderá por tentar mudar as regras de Deus é justamente aquela pessoa que se julga justificada de mudar as regras de acordo com sua própria vontade.

          Não se esquece que Deus quer um povo peculiar, que pertence exclusivamente a Ele, que é obediente em tudo. Abraão fez assim e foi chamado o amigo de Deus.

Philip D. Walmer