>
 

Observando A Palavra

 

            "De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti." (Salmos 119:9 e 11)

            Não há dúvida nenhuma que o desafio para o jovem servir a Deus diante de todas as tentações que o mundo oferece é provavelmente maior hoje do que em qualquer época do passado. No entanto Deus inspirou a escrita da Sua Palavra para que Ela abranja todas as épocas e todas as gerações com sábios conselhos. Que todos saibam que milênios antes destes dias atuais, Deus na Sua presciência sabia com precisão tudo que as pessoas de todas as idades sofreriam nestes dias. Por isso Ele deu a receita certa, e incrível que pareça a receita é a mesma para todas as gerações. É a leitura da Sua Palavra e a observância de todos os seus preceitos.

            Davi que foi um homem falho, que cometeu adultério, falhou também em outras maneiras em servir ao Senhor. Neste Salmo 119 ele escreveu como depois de desapontar a Deus e se meter em várias encrencas que afetou ele pessoalmente, bem como toda a nação de Israel; começou de dar extraordinária atenção à Palavra de Deus, reconhecendo que Ela tinha poder para afastar o jovem e os demais tentados das tentações e os livrar das armadilhas de satanás.

            Sendo que este fato, esta verdade, é tão bem estabelecido na Palavra de Deus, confesso não entender por que a maioria dos crentes de hoje ignora a Palavra, não A lê enquanto tem tanto tempo para novelas de televisão, livros de conteúdo que em nada edificam a alma para não mencionar o tempo valioso desperdiçado em atividades banais. O pastor que lecionou no estudo bíblico ontem implorou para o povo ler ao menos sete versículos por dia e orar também por sete minutos. Isto numa igreja que é considerada uma das mais espirituais da América do Norte. Que tragédia que podemos gastar tanto tempo em alimentar o corpo enquanto condenamos a alma para a morte por fome da Palavra e de comunicação com Deus via a oração. Talvez uma vez por semana levamos a alma para a igreja para beber novamente do Espírito Santo, que é a fonte de vida da alma, mas nem sempre nestas ocasiões permanecemos tempo suficiente na presença de Deus para realmente saciar a alma do Espírito. Parece que Mateus 5:6 foi esquecido: Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, por que serão fartos." Você está realmente farto da Palavra de Deus. A sede da sua alma foi saciada por beber e beber do Espírito Santo, ou a alma está morrendo ressequida por falta da água viva. Em Jeremias 18:18 lemos como o povo de Israel rejeitou a palavra do profeta de Deus e dizeram que jamais atenderiam as suas palavras. Espero que isto não seja seu caso.

            Está tropeçando no seu andar? Talvez seja por esquecer o que a Palavra pode ser na sua vida. "Lampada para os meus pés é tua palavra e, luz para os meus caminhos." (Salmos 119:105)

Philip D. Walmer