>
 

Um Alerta - 2


Número 2

 

            "Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem." (Mateus 24:38-39)

            Quando Noé entrou na arca, ele tinha seiscentos anos de vida. Longevidade de vida era normal naqueles dias. Durante cento e vinte anos da sua vida, ele foi pregador de justiça e alertou ao povo acerca do julgamento vindouro. Combinando estes dois fatos, entendemos que as mesmas pessoas ouviram a mesma mensagem, o mesmo alerta muitíssimas vezes, sem dar atenção ou fazer mudança de vida.

            Quando a Bíblia descreve aquela geração, dizendo que casavam e se davam em casamento, que comiam e bebiam, talvez não seja tanto uma descrição da maldade da época como um simples relato das atividades corriqueiras daqueles dias. Seria como dizer dos nossos dias que eles foram aos seus trabalhos, realizavam suas festas, passeavam e viviam dias tranquilos. Em outras palavras, os cento e vinte anos da pregação de Noé não tiveram efeito nenhum no curso de suas vidas.

No caso da geração de Noé era que tudo continuou mês após mês e ano após ano, situação que os levou a pensar que a profecia de Noé não se cumpriria. Não se vê coisa diferente nos dias de hoje, pois o povo está justamente dizendo, se não em voz alta, pelo menos nos seus corações, exatamente o que a Bíblia profetiza: "... e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação." (II Pedro 3:4)

Sansão vivia sua vida dirigida basicamente pela sua concuspiscência e paixões sexuais. Ele andava anos a fio no mesmo comportamento. Naquele dia final e fatal ele disse: "Sairei ainda esta vez como dantes e me livrarei; porque ele não sabia ainda que já o Senhor se tinha retirado dele." (Juízes 16:20) Seus pais o alertavam antes, mas ele não deu ouvidos à sua voz. Teimosamente escolheu para andar no caminho que ele achava mais gostoso e satisfatório para seu apetite carnal. Sofreu terrivelmente enquanto pagava o preço do seu pecado. Cego, foi usado como animal de tração, e finalmente morreu junto com os inimigos do povo de Deus. Que história triste. Como há de ser a sua história?

Será que você está ouvindo a voz de Deus? Esta voz vem às vezes pelos pais espirituais aos seus filhos. Em outras ocasiões vem através do pastor, do evangelista ou professor de escola dominical. Se você é leitor da Palavra de Deus, como deve de ser, pode ser que esta Palavra ungida pelo Espírito Santo fala profundamente e diretamente ao seu espírito. Mas, em qualquer um dos casos, o que há de ser a sua reação ao alerta: rejeição ou aceitação. Lembra-se que sua salvação depende da sua decisão.

"Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração..." (Hebreus 3:7-8)

Philip D. Walmer