>
 

Bondade


            "Despojando-vos, portanto, de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de maledicências, desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação, se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso." (I Pedro 2:1-3)

            Sentado diante do meu computador, me preparando para escrever mais devocionais para meus amados leitores, comecei pensar acerca da bondade de Deus. Quanto mais meditava nesta qualidade de Deus, mais emocionado fiquei, até que estava chorando e agradecendo a Deus pela absolutamente insondável bondade que Ele tem demonstrado para mim e o mundo inteiro.

            Na passagem, a Bíblia nos admoesta o que devemos fazer sendo que fomos agraciados com a bondade de Deus. Sendo que Deus foi bondoso conosco, perdoando nossos pecados e delitos, temos o dever de nos despojar de maldade, hipocrisia, invejas, fofocas e conversas que ferem a vida dos outros. Deve também existir um ardente desejo dentro de nós para crescer espiritualmente, não sendo a mesma pessoa mês após mês e por anos sem fim. Isto temos o dever de fazer porque Deus foi bondoso para conosco. Ninguém pode ser resgatado do pecado e salvo por Deus sem abraçar a responsabilidade descrita neste versículo.

"Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?" (Romanos 2:4)

Cada pessoa salva por Deus jamais deve desprezar a riqueza da bondade de Deus, pois por esta bondade foi levada, isto é, conduzida para o arrependimento que providenciou o perdão de Deus por todas as injustiças cometidas. Sem a bondade de Deus, ninguém poderia chegar a Deus, pois o acesso a Ele é restrito aos que prezam o que Ele fez para salvar o homem do pecado.

            "Considerai, pois, a bondade e a severidade de Deus: para com os que caíram, severidade; mas, para contigo, a bondade de Deus, se nela permaneceres; doutra sorte, também tu será cortado." (Romanos 11:22)

            Neste versículo duas coisas que devem ser sempre lembradas são mencionadas num tom de advertência para todos. Em primeiro lugar deve lembrar a bondade de Deus e se comportar de acordo. Em segundo lugar deve ser lembrada também a serveridade de Deus. A Bíblia é repleta de exemplos da bondade de Deus, contudo não deixa de lado os exemplos da sua severidade. Para não experimentar a severidade de Deus, a passagem diz que é necessário permancer fieis a Deus para não ser cortado. A salvação pode ser vitalícia e eterna, porém, somente se permanece fiel a Deus.

            "Por isso, também não cessamos de orar por vós para que o nosso Deus vos torne dignos da sua vocação e cumpra com poder todo propósito de bondade e obra de fé..." (II Tessalonicenses 1:11)

            Paulo orava pelos irmãos para que Deus pudesse operar neles de maneira que eles se tornassem dignos da vocação de cristão, e operasse neles com poder para demonstrar a bondade de Deus por serem também bondosos uns para com os outros. Seja bondoso para imitar a obra que Deus fez na sua vida.

Philip D. Walmer