>
 

Suas Necessidades

            "E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades." (Filipenses 4:19)

            Esta promessa é tremenda, à qual cada cristão sincero pode e deve ancorar sua fé e confiança. Como seres humanos, sujeitos a todos os perigos e resultados da vida terrestre, há sempre necessidades que ultrapassam a capacidade de qualquer pessoa de suprir e superar. Por tanto todos necessitam de um poder superior, de um ser totalmente capaz de suprir estas necessidades. Este ser é o único Deus Todo Poderoso, criador dos céus e da terra. É deste Deus que Paulo se refere.

            Paulo não escreveu estas palavras como novo crente sem experiência. Ele tinha já passado por muitas aflições, perseguições, sofrimentos e necessidades. Esta epístola foi escrita por Paulo da prisão. Imagine! Encarcerado ilegalmente, sendo acusado de algo que não era contra a lei, isto é, que ele não era um malfeitor, mas ainda escreveu palavras de consolação aos que não estavam sofrendo as privações que ele enfrentava.

            Há várias por menores desta promessa das quais nós precisamos de nos lembrar:

1.      É Deus que tem o poder de suprir as necessidades do ser humano, o mesmo Deus que do nada apenas falou e criou o mundo e tudo que nele está.

2.      É segundo a riqueza de Deus na glória que as necessidades podem ser supridas, e não necessariamente de alguma fonte terrestre, ou em outras palavras é de uma fonte da qual nós não conhecemos a profundidade e capacidade.

3.      O suprimento das necessidades há de vir por meio de Jesus Cristo, Salvador em quem precisamos confiar para alcançar a salvação. Se Ele é capaz de suprir a necessidade da salvação do homem, que é algo bem mais difícil que qualquer outra obra, Ele certamente pode suprir as simples necessidades de qualquer ser humano.

4.      Ele há de suprir as "necessidades". Talvez seja difícil para o ser humano determinar a diferença entre uma necessidade real e um simples desejo despertado pela quantidade de coisas disponíveis no mundo hoje. Mas Deus, como nosso Pai celestial, sabe determinar  quais são as necessidades reais, como nós determinamos para nossos filhos terrestres, e da sua sabedoria superior decidirá se o pedinte realmente necessita o que está pedindo. Como pais terrestres frequentemente negam os pedidos dos filhos por estes serem apenas desejos e não necessidades reais. Deus, como Pai Celestial, tem a capacidade de determinar se seus súditos realmente necessitam o que pedem. Frustrante é para quem pede, mas ao longo prazo a decisão de Deus aparecerá como a melhor decisão.

5.      O pai terrestre tem pouca vontade de dar tudo que o filho desobediente pede. Da mesma forma nosso Pai Celestial tem pouca vontade suprir as necessidades de filhos desobedientes.

6.      Creio que Deus também tem pouca vontade suprir uma necessidade nossa quando é o resultado de sair da vontade Dele e nos meter em alguma encrenca. Estando na prisão, Paulo ainda estava na vontade de Deus, pois sofria por causa do Evangelho.

7.      Para desfrutar desta promessa, precisamos andar obedientes a Deus e sempre dentro da Sua vontade, que devemos buscar todos os dias.

Philip D. Walmer