>
 

Condenado

 

            "Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé." (Hebreus 11:7)

            Entristeço-me que mais pessoas que se consideram crentes não aproveitam melhor o grande privilégio que Deus nos deu para nós nos comunicar diretamente com Ele via a oração. São nestes momentos matinais de oração que Deus fala comigo e restaura a minha alma e espírito. O que as pessoas perdem por não orar consistentemente é um tesouro espiritual inestimável, que enriquece o ser todo e faz qualquer um se tornar um verdadeiro servo do Altíssimo Deus.

            Foi numa manhã recente que Deus levou minha atenção ao versículo acima. Comecei meditar de que forma os crentes de hoje estão edificando sua arca. Sei lá porque, mais parece que a grande maioria dos crentes tende pensar que Deus há de fazer tudo por nós, isso é, que é só pedir e Deus vem correndo para atender nossas petições. Parece que não passa pela cabeça que há algo que o crente precisa fazer para salvar a si mesmo. Pedro, no Dia de Pentecostes usou um termo que parece estranho, mas que ilustra bem o que quero lhe transmitir: "Salvai-vos desta geração perversa." (Atos 2:40) Não, não estou dizendo que podemos nos esforçar de alguma maneira e conseguir salvar nós mesmos do pecado e mundo e assim invalidar o sacrifício de Cristo. No entanto há algo que nós precisamos fazer para salvar as nossas almas. Vamos analisar Noé, edificador da arca.

            Deus viu este homem e sua família, como sendo os únicos no mundo que eram tementes a Ele. Resolveu os salvar da sua ira vindoura, que acabaria com o mundo então conhecido. Nisto, Deus envolveu Noé na obra da salvação da sua família, e ordenou que ele edificasse uma arca. Deus, não muito antes criou o universo e tudo que nele estava; os planetas, sóis, estrelas, luas, bem como o mundo vegetal e animal, e não esquecendo a obra prima de Deus, a formação do homem. Tudo isto Deus criou por sua Palavra falada. Será que Deus não poderia falar e preparar uma arca do nada para Noé e sua família? É claro que tem o poder para fazer isto, mas não fez.

            Da mesma forma, Deus poderia salvar a quem quiser. No entanto Deus envolve o homem na sua própria salvação. De que forma? Em primeiro lugar é necessário que o homem, como Noé, crê no que Deus falou. Isto é o que é ser temente a Deus. Quem não teme a Deus jamais agirá de acordo com os mandamentos Dele. Em Lucas 13:3 Jesus disse: "... se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis." O arrependimento faz parte do que o homem deve fazer para salvar a si mesmo da ira de Deus contra o pecado. Pedro, tendo ouvido os ensinamentos de Jesus entendeu isto, e disse às pessoas que pediram instruções de como ser salvos: "Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." O ato de arrependimento é obra sua para iniciar a edificação da arca que no fim lhe salvará. Quem não fizer isto é condenado.

Philip D. Walmer