>
 

Condenado - 4


Número 4

 

            "Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé." (Hebreus 11:7)

            O que mais me chama atenção acerca deste texto é que Noé, um homem simples e aparentemente sem grande importância no seu mundo acabou condenando o mundo todo simplesmente por meio de sua vida piedosa. Deus o usou como parametro no seu mundo pecaminoso que caminhava pelo caminho largo e fácil, mas um que levava para a perdição eterna. Daniel e seus três amigos condenavam sua geração pelo mesmo estilo de vida.

            As opções em nossa vida são apenas duas: 1) Viver uma vida santa e agradável diante do Senhor Deus, e por isso condenar o mundo em sua volta e no final herdar a vida eterna e tudo que Deus promete para seus filhos fieis, ou 2) Viver de acordo com a concupiscência deste mundo, ignorar os mandamentos de Deus e sofrer a punição eterna por nossos atos egoistas e pecaminosos. Não há alguma posição no meio de uma penumbra de vida onde é possível ter o melhor dos dois mundos.

            No caso de Noé e seu mundo, ou as pessoas entravam na arca ou pereciam eternamente. Jesus declarou que há apenas dois caminhos: "Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela." (Mateus 7:13-14) Se ouve muito nestes dias perniciosos de pensadores modernos, tidos por inteligentes e conhecedores de valores eternos, que há muitos caminhos e que todos levam a Deus. Pensando como eles, seria de grande vantagem para o ser humano, mas a Palavra de Deus contradiz as alegações destes homens pecaminosos que querem viver somente uma vida sensual.

            Paulo, após viver uma vida sofredora, tendo sofrido terríveis perseguições, tendo experimentado a porta estreita e apertada, e agora enfrentando o fim da vida terrestre disse: "Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda." (II Timóteo 4:6-8)

            Você está vivendo uma vida que condena o mundo, ou uma que diz que está de pleno acordo com ele? Qual é a mensagem que sua conduta transmite para o mundo em volta de você? Qual é a espectativa que você tem?

            Amigo, eu estou escrevendo esta mensagem com meus olhos transbordando com lágrimas, pois me lembro de tantas pessoas que ouviram minhas mensagens, que andavam para a casa de Deus junto comigo, mas hoje não mais me acompanham, que não tem mais prazer em ficar de pé na congregação dos justos. Alguns já passaram para o além sem esperança, pois não queriam entrar na arca ou sairam dela. Qual é a espectativa que você tem no fim da vida ou no dia da vinda do Senhor?

Philip D. Walmer