>
 

Condenado - 5


Nùmero 5

 

            "Pela fé, Noé, divinamente instruído acerca de acontecimentos que ainda não se viam e sendo temente a Deus, aparelhou uma arca para a salvação de sua casa; pela qual condenou o mundo e se tornou herdeiro da justiça que vem da fé." (Hebreus 11:7)

            Enquanto escrevia o devocional de ontem (Condenado 4), eu chorei copiosamente, pois recordava as muitas almas que pereciam desnecessáriamente por rejeitar a salvação que Jesus Cristo preparou para todos que queriam se salvar da ira de Deus vindoura contra a iniquidade e pecado. Estes pereciam contra a vontade de Deus: "Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento." (II Pedro 3:9) A rejeição desta longanimidade de Deus, e recusa de abraçar o único meio de salvação, preferindo viver a vida sensual e prazerosa, deixou estas almas CONDENADAS eternamente.

            Contudo, reconheço que minhas lágrimas por elas não terão efeito nenhum, pois da morte ninguém retorna e que após a morte não há mais arrependimento para salvação. Por tanto chorei ainda mais pelas pessoas que ainda vivem, que ainda tem oportunidade de se arrepender e abraçar em tempo hábil a verdade da salvação providenciada por Deus. Chorei e orei por familiares, parentes, desviados, enganados e outros que não estão na arca que garante a salvação. Alguns estão hesitando junto à porta, mais ainda não entraram, e eu oro para que não seja necessário para elas repetir as palavras: "Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos." (Jeremias 8:20) Não quero que estas também sejam CONDENADAS e rogo a Deus que elas sejam salvas enquanto Deus não fecha a porta da arca.

            Para os leitores deste devocional que realmente são salvos pergunto: Você está se esforçando na oração e no evangelismo; sendo fieis a Deus para que sua vida seja testemunha do caminho certo para a salvação? Está preocupado com almas perdidas, temendo que elas sejam CONDENADAS para o tormento eterno? Esta preocupação transforma-se em orações intensas de intercessão, períodos de oração que estendem por horas devido a grande dor de alma que sente pelos perdidos.

            O Livro de Judas foi escrito perto do fim do primeiro século da era apóstolica, e a apostasia já estava evidente na igreja. Desta epístola curta estraio a mensagem dos versículos 20 - 23: "Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo,  guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna. E compadecei-vos de alguns que estão na dúvida; salvai-os, arrebatando-os do fogo; quanto a outros, sede também compassivos em temor, detestando até a roupa contaminada pela carne."

            Abrace este encargo para que você não seja CONDENADO! Abrace este desafio para que outros não sejam também CONDENADOS! Muitos anos atrás ouvi um colega de trabalho dizer que o homem é como um cão, morre e isto é o fim. A verdade da Palavra de Deus indica algo bem diferente: "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo." (Hebreus 9:27) Amigo, espero que você não seja um CONDENADO!

            Philip D. Walmer