>
 

Poder - 1


Número 1

 

            "... mas recerbereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo..." (Atos 1:8)

            Entendo que o versículo acima continua dizendo que o poder será dado para que os discípulos de Jesus se tornassem testemunhas de Jesus e Seu poder para salvar. De acordo com Marcos 16:17-18 também entendo que este poder pode habilitar o discípulo de Jesus para operar curas milagrosas, libertação de espíritos malignos, bem como o aparecimento de vários outros prodígios e sinais. Isto é visto como sendo o normal na vida de qualquer pessoa que realmente se entrega a Deus para ser usado por Ele. Poder! Possivelmente não há quem não quer poder, pois com ele é possível fazer a obra de Deus. No entanto este poder de Deus jamais foi dado para engrandecer uma pessoa, pois o poder não é dele. Uma pessoa pode pedir um carro de luxo emprestado de um amigo e andar impressionando outros, talvez a moça que ele quer conquistar para uma união legítima, mas no final será descoberto que o carro é de fato de outro. Ninguém que tem a operação do Espírito Santo na sua vida deve jamais esquecer que este poder não é dele e não deve ser usado para acumular glória para ele mesmo.

            Há uma outra função deste poder que deve estar em evidência na vida do crente, mas frequentemente não é. Em Gálatas 5:19-21 há uma lista extensa das obras da carne, isto é obras produzidas pela carne (natureza humana). Veja: "As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus."

            Infelizmente a gente vê tanta gente que se diz crente demonstrar uma ou mais destas obras carnais. O que mais assusta é que a Bíblia é clara em dizer que a pessoa que produz estas obras carnais não herdará o reino de Deus, ou em outras palavras não será salva.

            Diante da possibilidade de não herdar o reino de Deus, de não ser salvo, é lógico que cada um que se considera cristão procure ser cheio deste poder para por ele se libertar destas obras carnais que podem condená-lo para uma eternidade indesejável, e produzir fruto agradável a Deus.

            É contra a lógica que uma vida supostamente cheia do Espírito Santo ainda produz o fruto da natureza carnal. No entanto, quantos crentes que alegam de ter recebido o Espírito Santo, este poder de Deus, ainda apresentam vidas cheias de adultério, fornicação e outras formas de impureza sexual. Ah! Você diz que não tem nada disto na sua vida. Muito bem! Mas... será que eu posso lhe perguntar acerca das inimizades, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções e invejas? Será que o poder do Espírito opera de tal maneira em você que está livre destas coisas? Muitos crentes procuram se desculpar destas coisas, mas Deus não as desculpa, pois deu Seu poder para vencê-las.

            Deus deu o Espírito Santo para habitar dentro de cada pessoa para auxiliá-la vencer estas obras que produzem tanto resultado indesejável, relacionamentos vários arruinados, e que são contra a vontade de Deus, sendo resultado do pecado original, que só pode ser eliminado da vida carnal pelo poder de Deus.

Philip D. Walmer