>
 

Poder - 2


Número 2

 

            "... mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo..." (Atos 1:8)

            Tendo nos instalado novamente em nossa própria casa após nossa saída do Brasil, resolvi plantar algumas hortalícias para aumentar nosso consumo de produtos naturais, e assim manter um bom nível de saúde durante nossa idade avançada. Durante a época de plantio e crescimento deu para determinar que a terra é fraca, pois as plantas não cresceram normalmente, sendo pequenas e eventualmente não produzindo a quantidade, nem a qualidade esperada. Também o tempo de produção foi curto. Era fácil deduzir que a terra é fraca e necessita de um reforço através de adubos naturais.

            Como Jesus frequentemente ensinou grandes verdades espírituais através do mundo de animais e plantas, eu também procuro aprender o que Deus quer me ensinar através destas experiências. Em primeiro lugar somos ensinados pela Palavra de Deus que: "Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados." (II Coríntios 13:5) Da mesma forma que eu vi que a produção da minha horta não era o esperado, por ver a produção, o crente deve perceber por um auto-exame se a produção espiritual da sua vida é de fato o que espera, e mais ainda se é o que Deus espera.

Em Gálatas 5:22-23 há uma lista das obras (fruto) do Espírito. Todos os crentes que realmente foram batizados com o Espírito Santo devem possuir o poder de produção deste fruto operando neles constantemente. A produção deste fruto deve ser o resultado natural de uma vida cheia do Espírito. Deus deseja ver o fruto do Seu Espírito sendo produzido por meio do poder do Seu Espírito. Qualquer terra produz abrolhos, espinhos e ervas daninha sem que se faça alguma coisa. E, qualquer vida sem a plenitude do Espírito Santo produz as obras carnais mencionadas nos três versículos anteriores. Cada crente deve examinar-se a si mesmo para ver a realidade do fruto que produz. A responsabilidade deste exame cabe a cada crente individualmente, e não será feito pelo seu pastor, professor bíblico, conselheiro e nem do seu cônjuge ou amigo. A responsabilidade é particular de cada cristão. Até o mundo percebe a diferença entre um crente que produz o fruto do Espírto e um carnal que produz fruto carnal igual a eles.

Quando o crente examina-se a si mesmo ele deve determinar a quantidade e qualidade do  fruto produzido, bem como determinar se a produção é de apenas curto prazo. O exame determina frequentemente que é necessário reforçar a terra espiritual via a oração, leitura bíblica e outras obras espirituais que encherá a vida novamente pelo poder do Espírito Santo que na função normal produzirá o fruto que agrada a Deus e todos em sua volta.

            Frequentemente demais o crente não deixa o Espírito operar na produção deste fruto e vem a ser reprovado por Deus. Abre sua vida para Deus e Seu Espírito e assim verá as grandezas maravilhosas que Deus fará na sua vida.

Philip D. Walmer