>
 

Comprometido - 1


Número 1

 

            A falta de comprometimento para com Deus, Sua Palavra e a Igreja está assustando os verdadeiros crentes e amantes de Deus. Parece que servir a Deus é somente para os benefícios que Ele providencia, para os tempos bons, tempos de bênção, cura e orações respondidas. Mas, quando estas coisas não acompanham mais a vida, quando não há mais bonança, quando Deus não aparece ou fala por algum tempo, muitos estão prontos para desisitir, apesar das gloriosas promessas feitas por Jesus acerca do novo céu e mundo que hão de vir. Portanto perguntamos: Onde está o comprometimento para com Deus?

            A Bíblia conta várias histórias acerca de pessoas que realmente ficaram comprometidas com Deus e Suas promessas. O Livro de Hebreus capítulo onze categoriza elas como heróis de fé, e diz que eles herdaram tudo que Deus prometeu. Veja!

            Noé, acerca de quem já escrevi muito recentemente, ficou comprometido com Deus e Sua Palavra durante 120 anos. Imagina ficar comprometido com a construção de uma arca para sua  própria salvação durante este tempo todo. Imagina a luta contra o pecado e iniquidade daqueles dias maus. Imagina todas as tentações de fazer compromisso com os demais moradores da terra para não ser mais criticado e perseguido. E não foram apenas os 120 anos de luta contra a maldade da época durante a construção da arca, pois Noé já tinha em torno de 480 anos quando iniciou a contrução e 600 anos quando entrou na arca. E apesar de nunca ter visto chuva, creu, e se comprometeu, pois queria salvar a sua família e si mesmo. É de pasmar-se com os crentes fracos, inconstantes, volúveis e instáveis de nossos dias que não podem aguentar a luta contra o pecado por apenas seis ou sete curtas décadas.

            Muitos crentes de hoje cabem dentro da definição de Tiago 1:5-8: "Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento. Não suponha esse homem que alcançará do Senhor alguma coisa; homem de ânimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos." Se qualquer pessoa há de conseguir a salvação da alma tem que ser resoluta em servir a Deus e em nada inconstante e volúvel.

            Pouco tempo depois de ver Deus fazer tantos milagres para dar posse da terra prometida para Israel, Josué comprometeu-se com Deus desta maneira: "Porém, se vos parece mal servir ao SENHOR, escolhei, hoje, a quem sirvais: se aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR." (Josué 24:15)

            Você está realmente comprometido com Deus vitaliciamente, ou somente até as bênçãos cessam ou perseguições aparecem? Se entendo bem a Palavra de Deus, somente os que são realmente comprometidos com Deus hão de salvar a si mesmos. Deus sonda os corações e conhece quem está realmente comprometido com Ele.

Philip D. Walmer