>
 

Comprometido - 2


Número 2

 

Jó, apesar de ser um homem íntegro e reto de coração, foi terrivelmente provado. O Senhor permitiu que satanás tirasse todos os seus filhos e todos os seus bens materiais. Do homem mais rico da terra, ele foi condenado à pobreza e ignomínia de tal situação. Quando esta tática não prevaleceu contra ele, satanás voltou para reclamar ao Senhor e foi lhe dado permissão para afligí-lo com uma enfermidade grave. Pobre, sem filhos, terrivelmente enfermo e sofrendo, ele foi encorajado por sua própria esposa para amaldiçoar a Deus para poder morrer de vez e escapar de tudo que acontecia com ele. Contudo, ele considerou sua esposa como louca, pois ele confiava no Senhor. Em Jó 13:15 ele dar a entender que ainda que Deus o matasse, ele O serviria. Porque ele ficou tão irrevogável comprometido com Deus? "Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra... em minha carne verei a Deus. Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro de mim." (Jó 19:25-27) Que fé tremenda! Veja bem: Nem a perda dos seus bens, dos seus filhos e da própria saúde poderia o afastar do seu comprometimento de servir fielmente ao Senhor. Nem as palavras negativas dos seus supostos amigos poderiam o despersuadir de ficar agarrado com o Senhor. Ele era realmente um homem resoluto de fé e confiança no Senhor.

Triste é de ver pessoas que aparentemente são crentes (cristãs) que ficam abaladas com coisas, isto é, situações que não podem ser comparadas com as coisas que Jó sofria, mas em pouco tempo se afastam de Deus. Isto demonstra que são crentes apenas de interesse, e que não há amor a Deus profundo habitando no seu íntimo.

Daniel e seus três amigos arriscaram suas próprias vidas para não comprometer sua fé. Recusaram a comida da mesa do rei, que antes foi oferecida aos ídolos e deuses deste povo pagão. Propunham uma dieta especial somente para eles, uma dieta que não fazia parte da rotina normal deste tipo de preparo. Deus os abençoou com melhor saúde e aparência que seus colegas, que fez com que todos foram adaptados à dieta destes homens corajosos e tementes a Deus. Contudo, há muitos ditos crentes hoje que fazem qualquer compromisso com o mundo para não serem taxados de religiosos fanáticos. Eles ignoram os ensinamentos bíblicos, contaminam-se com costumes e hábitos mundanos para encaixar bem na sociedade moderna. Parece que Deus e seus mandamentos não fazem parte das considerações.

O problema em fazer compromisso com o mundo e os mundanos é que em primeiro lugar o crente coloca e perigo a sua própria salvação. Assim fala a Palavra de Deus: "Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele..." (I João 2:15) Em segundo lugar o crente condena o mundano para o inferno por não lhe mostrar o caminho melhor de vida eterna. É de suma importância que como os antepassados ficaram comprometidos com Deus, que seus súditos fazem o mesmo nos dias de hoje.

Philip D. Walmer