>
 

Comprometido - 3


Número 3

 

                Os discípulos de Jesus tinham esperança e visões de grandeza num reino material e terrestre que eles achavam que Jesus estabeleceria. Não passou pela cabeça deles que o reino era espiritual, todavia, superior. Eles certamente esperavam paz e bonança, mas Jesus estourou esta visão imaginária com as seguintes palavras: "O discípulo não está acima do seu mestre, nem o servo, acima do seu senhor. Basta ao discípulo ser como o seu mestre, e ao servo, como o seu senhor. Se chamaram Belzebu ao dono da casa, quanto mais aos seus domésticos?" (Mateus 10:24-25) Com estas palavras, Jesus alertou seus discípulos e seguidores ao fato de que seguí-Lo resultaria em falta de compreensão da parte do mundo com respeito sua servidão a Ele e perseguição também.

                É possível que eles não podiam conceber a magnitude do sofrimento que havia de vir sobre eles até avistar Jesus sendo tão cruelmente morto na cruz do Calvário. No entanto isto em nada afetou o amor deles para com Jesus, não afetou o desejo deles de transmitir o Evangelho para o mundo inteiro e nem os fez negar Jesus em momento nenhum após ser cheios do Espírito Santo e nem recuar diante da morte iminente decretada por causa do Evangelho. Eles entenderam: "Portanto, todo aquele que me confessar diante dos homens, também eu o confessarei diante de meu Pai, que está nos céus; mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus." (Mateus 10:32-33) É tão óbvio que eles foram muito bem comprometidos com Deus, Sua Palavra e a Igreja do Senhor, não importando com o sofrimento.

               Raro é acontecer com qualquer outro como aconteceu com Paulo. No Livro de Atos 9:16 Ananias foi instruído para informar Paulo o quanto ele teria de sofrer para ser ministro do evangelho, e isto antes mesmo dele ser batizado e receber o Espírito Santo. Mas, sua visão de Cristo era o suficiente para que ele se comprometesse sem arrependimento. Veja suas palavras: "Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro." (Filipenses 1:21) Nada o amedrontava. Nada o induziu para fazer compromisso com o mundo. Ele não recuava diante de dificuldades, como fome, sede, pobreza, perseguições, apedrejamento, ser açoitado com varas e chicotes, nem as críticas que ele recebia de falsos irmãos e compatriotas. Nem desistiu depois de ser naufragado três vezes. Ele andava sempre a pé, dormia ao relento, sofria assaltos e nudez. Para ter um ideia melhor de tudo que ele aguentava alegremente por causa do Evangelho, leia II Coríntios 11:16-33.

              Depois desta leitura você ainda acha que tem razão para reclamar do pouco, pouco mesmo, que você alega sofrer por causa do Evangelho? Ainda acha que tem razão em desistir de servir a Deus? Acha que não vale a pena ficar comprometido com Deus?

              Veja esta descrição: "Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo." (Apocalipse 21:2) Para entender melhor por que vale a pena ficar comprometido com Deus, e entender tudo que os vencedores hão de receber, leia Apocalipse 21:1-27.

Philip D. Walmer