>
 

Casa Limpa

 

            Não consigo entender como há pessoas que conseguem morar dentro de ambientes absolutamente imundos. A sujeira acumula, insetos que carregam doenças aparecem em quantidades, e não demora até roedores que são transmissores de doenças, até fatais, também tomam conta do ambiente. A saúde destas pessoas deteriora, e pasme, elas parecem não entender a razão. Dias são gastos em consultas médicas. Os médicos receitam remédios, que normalmente têm contraindicações, que não só exigem dinheiro, já escasso, mas não infrequentemente provocam outros problemas de saúde. Assim elas entram em um ciclo vicioso, que devido à seriedade do problema, não tem mais escapatório, que resulta em sofrimento e na tragédia de morte precoce. Que pena é, pois, tudo começou com a falta de limpeza da moradia e higiene pessoal.

            Quando retornamos ao Brasil em 2008, alugamos nossa casa para um casal que pediu para ter um cachorro de estimação. Permitimos, mas somente mediante de uma taxa alta além da caução normal. No entanto, quando eles sairam um ano depois a casa era imunda e foi necessário contratar uma firma especializada para fazer a limpeza. O serviço foi bem feito, mas poucos dias depois meus filhos fizeram uma fiscalização e notaram que a casa tinha um cheiro forte e desagradável. Determinaram que era no quarto do casal. Eles levantarm um canto do carpete e descobriram em baixo poças de urina de cachorro. Não sei como pessoas podem habitar em ambientes assim.

            Existe um paralelo no ambiente espiritual. No mundo religioso moderno há numerosas organizações que promulgam a ideia que contaminar o corpo não importa para Deus. Em outras palavras, usar a várias formas de tabaco, bebidas alcoólicas e abusar remédios receitados não faz mal algum para uma vida espiritual. Estamos vendo que esta ideia está se alastrando, pois o ser humano quer se entregar para os ditos prazeres da carne.

            Esta ideia na sua extremidade está indo ao ponto de não mais considerar fornicação, adultério e outras formas de desvio sexual como pecado; contrariando o ensinamento da Palavra de Deus. Centenas de milhares, senão milhões, estão abraçando esta libertinagem sem por si mesmo examinar a Palavra de Deus. Desenfreiadamente correm atrás de ensinamentos de homens e mulheres que não têm um interesse real na salvação de suas almas, preferindo viver uma vida de bonança aos custos de outros, ou se enriquecer sem piedade ou pena dos súditos que acreditam nas suas pregações libertinas.

            Deixa que eu seja bem claro! Da mesma forma que eu não habitarei numa casa imunda, e fedorenta, Deus também não habitará numa casa espiritual (seu coração) que está corrompido por fumo, drogas, alcôol e outras coisas do gênero. Se é que você uma vez foi cheio do Espírito Santo, deixa-me declarar sem medo de errar, que antes de você deitar na cama de fornicação ou adultério este Espírito Santo já se foi, pois Deus jamais compartilhará espaço no seu coração com estes e outros pecados.

            "Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração. Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza. Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará." (Tiago 4:7-10)

Philip D. Walmer