>
 

Guiado

 

            Quando alguém não conhece o caminho para algum lugar, é bom aceitar o conselho de quem conhece, pois ao contrário seria fácil se perder e até sofrer algum dano sério. Viajei muito, tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. No entanto isto não quer dizer que despenso o uso de mapas. Sim, eu poderia atravessar os Estados Unidos sem olhar o mapa, mas sempre tenho um no carro para verificar os detalhes da viagem.

            Com respeito guias Jesus alertou com respeito de guias cegos. "Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco." (Mateus 15:14) "Propôs-lhes também uma parábola: Pode, porventura, um cego guiar a outro cego? Não cairão ambos no barranco?" (Lucas 6:39) No meio de tantas religiões e organizações eclesiásticas, confesso que muitos poderiam ficar totalmente desnorteados, desorientados. No entanto, há uma solução a este dilema, e ninguém precisa ficar perdido no meio de tantas ditas doutrinas e regras de igrejas.

            Na vida espiritual temos dois guias indespensáveis, sem os quais jamais chegaremos ao nosso destino, a Santa Cidade de Deus nos céus. Estes guias só têm valor se a pessoa que necessita de orientação segue a risco as orientações oferecidas. Precisamos admitir que nenhum ser humano tem ido ao céu e voltado para a terra para poder dar as orientações. O único que tem este poder é Jesus Cristo, mas infelizmente há muitos que até se chamam de crente (cristão) que simplesmente ignoram os ensinamentos de Jesus Cristo ou propositalmente rejeitam Seu ensino. Em qualquer das causas,  a pessoa ficará igualmente perdida.

            O primeiro guia que temos é a Palavra de Deus. Ela serve como nosso mapa, que indicará o caminho certo para a salvação. Fico, no entanto, tão abismado de como líderes eclesiásticos estão ostensivamente rejeitando a pura Palavra de Deus em favor de doutrinas humanas, ou de sua organização. Por exemplo, o povo que testemunhou tão maravilhado o derramamento do Espírito Santo, perguntou como eles poderiam escapar a divina punição que mereciam por ter condenado o Cristo para morrer crucificado. Pedro respondeu em poucas e claras palavras, indicando o caminho para a salvação. "... Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." (Atos 2:38) Nada poderia ser mais claro, mais explícito que esta mensagem de Pedro, aquele a quem Jesus deu as chaves do Reino de Deus.

            Hoje se vê a mensagem de arrependimento sendo rejeitado por muitos. Por que? Porque o povo não quer que seja obrigado confessar seus pecados. Mas a Bíblia diz: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." (I João 1:9) Conforme o ensinamento da Palavra de Deus, o perdão de pecados é consumado somente mediante a confissão deles. Infelizmente há muitos que frequentam igrejas, que fazem parte até da liderança delas que ainda não têm seus pecados perdoados, pois jamais os confessou diante de Deus. Que pena que tão simples obra é rejeitada por motivo de orgulho e as pessoas continuam suas vidas sobrecarregadas de numerosos pecados e sem real esperança de salvação eterna.

Philip D. Walmer