>
 

Guiado - 2


Número 2

 

            Em guiado número 1, citei como Pedro ordenou que o povo se arrependesse para poder ficar perdoado dos seus pecados, isto é, livre do julgamento vindouro. Milhares fizeram naquele mesmo dia. Conforme Atos 2:37 estes ouvintes da Palavra foram compungidos nos seus corações e queriam saber o que era necessário fazer para ficar livre da culpa do seu pecado. A tristeza segundo Deus (II Coríntios 7:9-11) sempre leva ao arrependimento. Este arrependimento é mais, muito mais, do que uma simples aceitação mental de uma idéia ou doutrina. O verdadeiro arrependimento é sempre acompanhado de tristeza pelos atos cometidos, lágrimas por sentir uma dor tão profunda por ter desobedecido a Deus.

           Hoje, infelizmente, a gente não vê esta experiência de profundo arrependimento. Por tanto não há uma mudança no comportamento de pessoas, que basicamente continuam a fazer tudo que fizeram antes. Não há, portanto, qualquer diferença no comportamento destas pessoas depois de ter "aceito" Jesus Cristo mentalmente. O verdadeiro arrependimento traz profundas mudanças ao viver da pessoa. Ela não mais se comporta como antes. Ela é guiada pela Palavra de Deus para entender que Deus espera uma transformação total na pessoa. Ela não somente age de forma diferente, mas a maneira de falar e pensar é mudada. Não mais pratica as coisas da velha vida. A partir do arrependimento não tem mais prazer nas atividades e prazeres do mundo, mas tem prazer de estar com outros da mesma fé, de estar reunida para adorar a Deus, de ler a Palavra de Deus, e de se comunicar com Deus via prolongadas orações.

            A Palavra de Deus se torna de particular interesse, pois a pessoa reconhece que é o mapa que mostra o caminho para o paraíso de Deus. Em João 14:5 Tomé expressou o sentimento de todos os discípulos: "... Senhor, não sabemos para onde vais; como saber o caminho?" Não há ser humano algum que conhece o caminho para a eternidade de Deus. Homens carnais oferecem conjecturas em abundância, mas acerca destas coisas de valor eterno, ninguém tem certeza. É por esta razão que a Bíblia, que é a Palavra de Deus, e que não pode ser sujeito à interpretação particular se torna de suma importância. "... sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo." (II Pedro 1:20-21)

           É pena que homens movidos por ganância de poder e riquezas estão distorcendo a Palavra de Deus e acumulando para si mesmos severos julgamentos. "Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fizer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro." (Apocalipse 22:18-19)

            É pena que pessoas preguiçosas abandonam a leitura da Palavra de Deus e seguem cegamente tais homens, confiando-lhes a coisa de valor que possuem... sua alma, que podem perder eternamente se não seguem ao pé da letra os ensinamentos de Deus na sua Palavra.

Philip D. Walmer