>
 

TrĂªs Palavras Temerosas

 

            "Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniquidade." (Mateus 7:21-23)

            Na passagem bíblica acima há três palavras das mais temerosas jamais imagináveis para o cristão, aliás, o suposto cristão... "... nunca vos conheci." Eu não posso imaginar o horror total de ouvir estas palavras no juízo de Deus tendo andado anos a fio supostamente salvo e até fazendo obras milagrosas em o nome de Jesus.

            Jesus é muito claro neste capítulo sete de Mateus durante o sermão da montanha e no início do seu ministério terrestre. Ele estava para conferir poderes sobrenaturais para seus discípulos e posteriormente para outros dos seus seguidores, e queria que eles soubessem que simplesmente operar milagres em o nome Dele não necessariamente indicaria a condição espiritual ou a condição de ser salvo ou não. Deus honra seu nome quando invocado nas orações e operação de milagres e prodígios. Portanto, a operação de milagres não é indicativa da condição da alma de quem invoca o nome Dele.

            Jesus deixou bem claro no texto acima que nem todos que apenas por boca O reconhece como Senhor; ganharão a salvação eterna. A salvação e preparação para entrar no céu de Deus requerem bem mais que algumas palavras de aceitação ditas em momento de emoção; contudo uma transformação de vida que ordena a maneira que a pessoa vive durante seu estado neste globo terrestre. Jesus indicou que naquele dia do juízo de todos, quando alguns supostos seguidores Dele são negados o direito de entrar na Cidade Celestial e participar da vida eterna, começarão de pleitear, alegando conhecer Deus e ter operado até milagres em Seu nome. Mas aí Ele há de dizer que nunca os conheceu.

            Nestes dias modernos, devemos entender como isto poderia acontecer, pois há numerosas pessoas que tiveram sua identidade roubada eletronicamente. De repente uma pessoa que você nem conhece está usando sua identidade, CPF, Título Eleitor, habilitação, e o pior seu crédito. Este ladrão de sua documentação vive como fosse você mesmo, mas sem ônus nenhum para ele. É possível viver de forma semelhante no mundo de cristianismo, apropriando indevidamente o que não lhe pertence. Muitos estão assim agindo no mundo, enganando muitos com sinais e prodígios, mas ao mesmo tempo enganando a si mesmos. Eles ficarão revelados no dia de juízo, sendo acusados de apropriação indébita.

            A coisa principal para cada pessoa é providenciar em primeiro lugar sua própria salvação de acordo com os ensinamentos bíblicos (Atos 2:38), antes de tentar usar direitos que não lhe pertencem. Uma advertência é contido na história de Atos 19:11-20. Operar milagres em nome de Jesus, conseguir honra e fama por isso jamais garantirá sua salvação e entrada na Cidade Celestial. Vive e comporta-se de tal maneira para não ouvir as palavras... "... nunca vos conheci."

Philip D. Walmer