>
 

É Necessário Falhar? 1

Número 1

 

            Sei que é a opinião de muitos cristãos que falhar a Deus, errar na vida cristã, desapontar Deus e os companheiros no caminho à Cidade Celestial é absolutamente normal. Eu questiono seriamente esta filosofia, pois vejo na Palavra de Deus os muitos recursos que Deus nos deu, bem como o exemplo dos que serviam a Deus tão fielmente durante sua vida.

            Jesus veio ao mundo, viveu uma vida exemplar, pois foi seriamente tentado e não falhou. "Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado." (Hebreus 4:15) Eu sei que não somos Jesus, mas precisamos nos lembrar que a tentação de Jesus foi na sua humanidade e não na sua divindade. Ele nos deu exemplo... exemplo de vitória que vem pela vida corretamente vivida de acordo com os princípios por Ele estabelecidos. A tentação de Jesus ocorreu imediatamente após o momento em que por João Batista Ele foi apresentado ao mundo. Lembra-se que você é mais vulnerável após suas vitórias. Por este motivo, Jesus foi levado ao deserto onde por quarenta dias e noites Ele jejuou e sem dúvida orou, pois foi o costume Dele. Muitos cristãos falham e até se desviam, justamente por não praticar regularmente estas duas atividades primordiais na vida cristã, que tendem trazer vitória na face de qualquer tentação. De Jesus a Bíblia declara que foi tentado, contudo, sem pecado. Ser tentado não é pecado. Ceder à tentação é o pecado.

            Jesus, então, nos deu a fórmula para a vitória: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; e o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." (Mateus 26:41) Veja nesta passagem (Mateus 26:36-46) como os discípulos não atenderam o convite Dele para orar com Ele no Jardim de Getsêmani. Quase todos fugiram. João o amado acompanhou Jesus, por intermédio de quem Pedro teve acesso ao local de julgamento. No entanto, a falta de oração da parte dele o deixou fraco e ele acabou negando conhecer Jesus por três vezes antes de amanhecer.

            É exatamente isto que está acontecendo com a grande maioria dos cristãos nos dias de hoje. Por falta de oração (conversa bilateral com Deus) eles faltam de possuir o poder para efetivamente viver uma vida separada do mundo, e acabam aceitando as ideias e filosofias propostas por pessoas que frequentemente nem alegam conhecer a Deus.

            Os discípulos de Jesus acabaram falhando, fugindo e até posteriormente se trancando dentro do cenáculo por medo das autoridades. Felizmente eles acreditaram na promessa de Jesus em relação ao derramamento do Espírito Santo e aguardaram dez dias dentro do Cenáculo para o cumprimento da promessa de Atos 1:8: "... mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo..." Cento e vinte homens e mulheres saíram transformados do Cenáculo. O medo não existia mais, a porta não estava mais trancada e agora eles saem evangelizando e pregando em todo lugar, inclusive no próprio templo, centro de adoração dos Judeus. Eles reconheceram que a oração era primordial na sua vida e com ela tendo um lugar ativo nas suas vidas, absolutamente nada poderia os vencer e derrubar.

            Não, não precisamos falhar, pois maravilhosos recursos estão disponíveis para todos que servem a Deus com louvor, adoração e oração bilateral sincera.

Philip D. Walmer