>
 

É Necessário Falhar? 2

Número 2

 

                Em um devocional anterior contemplamos o fracasso inicial dos discípulos de Jesus, e depois a transformação deles depois em ferozes defensores de Jesus e Seu Evangelho. É óbvio que esta transformação ocorreu por que eles ficaram cheios, sim cheios, do Espírito do poderoso Salvador ressurreto. Ao examinar os fatos bíblicos que seguiram o Dia de Pentecostes e o derramamento inicial do Espírito Santo, torna-se claro que para qualquer um ter sucesso como cristão fiel, que não falha ao Senhor, é necessário que ainda hoje que as pessoas convertidas estejam cheias do Espírito Santo, tendo O recebido conforme o padrão estabelecido no Livro dos Atos dos Apóstolos.

            Infelizmente, a grande maioria das igrejas cristãs tem rejeitado o recebimento do Espírito Santo de acordo com o padrão que Deus mesmo deu à igreja. Por exemplo, muitos alegam ter recebido o Espírito Santo sem que a evidência inicial esteja presente; isto é o falar em outras línguas como no início da era apostólica que ainda vivemos. O padrão estabelecido foi: "Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, e segundo o Espírito lhes concedia que falassem." (Atos 2:4) Até hoje a Igreja do Senhor continua na sexta dispensação que é a Dispensação da Graça ou a Dispensação Apostólica. Assim, como Deus nas outras dispensações lidou de somente uma maneira com o povo, e exigiu sempre as mesmas coisas durante o período daquela dispensação, ainda não mudou as exigências durante esta dispensação, inclusive o falar em outras línguas como evidência inicial do recebimento do Espírito Santo. Os homens têm declarado mudanças com respeito às exigências de Deus em relação à salvação, mas Deus não as mudou. Quer agradar a Deus com seu viver e comportamento? Então, adere-se tenazmente às exigências de Deus, pois assim não será considerado como tendo falhado a Deus.

            O recebimento do Espírito não é, e jamais deve ser considerado como uma única experiência que dispensa a continuação frequente de experiências semelhantes, ou mais intensas, que renovam e intensificam esta experiência de poder dentro da pessoa. Os apóstolos e demais seguidores de Jesus começaram a ser perseguidos intensamente após a cura do homem coxo em Atos capítulo três. Eles não cederam às exigências do Sinédrio, nem comprometeram seu posicionamento em relação ao seu trabalho em prol do Reino de Deus e a declaração do puro Evangelho de Jesus Cristo. Eles voltaram para os demais discípulos e juntos eles oraram, sim oraram até que o lugar onde estavam reunidos foi sacudido com a presença e poder de Deus. "Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus." (Atos 4:31) Este acontecimento era uma repetição da experiência do Dia de Pentecostes que encheu os discípulos novamente com o poder de Deus, e se torna claro que esta renovação foi até mais poderosa do que o primeiro recebimento do Espírito Santo, pois o lugar tremeu.

            O resultado disto foi que: "Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça." (Atos 4:31) Você tem falhado a Deus de alguma forma? Pode ser que ocorreu por não ter voltado com a devida frequência ao cenáculo de sua vida para renovar-se no Espírito Santo e, portanto, anda enfraquecido e sujeito às exigências e tentações do mundo? Não é necessário falhar! Renove-se com o poder de Deus!

Philip D. Walmer