>
 

É Necessário Falhar? 3

Número 3

 

            Pela terceira vez passo a escrever acerca deste tema. Preciso responder a pergunta do título do devocional. Não, não é necessário falhar a Deus. Falando simplesmente, é possível servir a Deus a vida toda sem se desviar do caminho que leva à Cidade Celestial.

            No meio dos problemas que sofremos em pleno século vinte e um, não devemos jamais nos esquecer dos discípulos do primeiro século. Ninguém que eu conheço tem sofrido a perseguição intensa que os discípulos daquela era sofreram. Judas se desviou antes da morte de Jesus, e por só uma razão... amava demais seu cargo de tesoureiro, bem como amava o dinheiro. Jesus alertou todos acerca da avareza: "Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui." (Lucas 12:15) Após esta declaração clara, Jesus passou a ensinar por via de uma parábola (vv. 16-21), e terminou com estas palavras: "Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus." (v. 21)

            O mundo de hoje ensina a corrida atrás de bens materiais. A mídia está tomada de anúncios de coisas que "você não pode viver sem". Na rua onde moro a maioria do pessoal tem garagem para dois carros, no entanto os carros pousam na rua, pois as garagens estão abarrotadas de sei lá o que, ao ponto de não caber nenhum dos dois carros que possuem. Até duvido que saibam o que têm guardado nos montes de caixas empilhadas. Compraram o que não necessitavam, pois era de oferta, ou que todos os demais estavam comprando. Depois eles morrem e os filhos jogam tudo no lixo, pois eles já têm um acumulo de trastes também.

            Eu sei que é necessário trabalhar, ganhar seu pão de cada dia e possuir as necessidades para uma vida confortável num mundo moderno, mais quando o foco do seu esforço seja somente o de ganhar dinheiro para poder comprar mais e mais, a avareza já possui seu coração.

          O discípulo amado, João, evidente já viu na sua época o perigo de começar amar demais as coisas do mundo, pois escreveu estas palavras: "Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; porque tudo que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não procede do Pai, mas procede do mundo.  Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente." ( I João 2:15-17) Imagine de investir naquilo que posteriormente vira em nada. Assim é todos que abandonam a Deus para adquirir as supostas riquezas do mundo.

          Paulo foi obrigado escrever tristemente acerca de um que o acampanhou durante vários meses, ou até anos do seu ministério: "Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica..." (II Timóteo  4:10) Quando Jesus olha dentro do seu coração com seu olhar penetrante, amado irmão, o que é que Ele vê? Alguém que já está a caminho de falhar? Não, não é necessário falhar!

Philip D. Walmer