>
 

Meu Jugo 1

Número 1

 

            "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." (Mateus 11:28-30 RA) "Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve." (NTLH)

            Eu usei a passagem acima em um devocional anterior, no entanto Deus me impressionou com outros aspetos das palavras destes três versículos. Primeiramente citei a passagem da Versão Revista e Atualizada e depois da Versão Nova Tradução na Linguagem de Hoje para dar uma visão mais ampla para meus leitores. Quero indicar alguns pontos que Deus trouxe ao meu coração como segue:

            1. Jesus se referiu ao jugo como sendo seu. A seguir eu me referirei aos outros dois jugos que uma pessoa pode carregar, sendo o jugo do mundo e o jugo que a pessoa mesma coloca sobre si mesma.

            Jesus olhou para as multidões de moradores da sua terra, e compadeceu-se deles, pois estavam sobrecarregados de tantas dificuldades, e se a vida em si não bastasse de lhes dar um peso impossível de carregar, os líderes religiosos em nada aliviava seus carregados, contudo com leis e regras meramente humanas subjugavam o povo às ordenanças deles que era impossível para qualquer um cumprir, inclusive os próprios líderes que as impunham.

            Para o povo era uma coisa maravilhosa ouvir que havia escapatória das pesadas cargas que pesam sobre, não somente sobre seus corpos, mas pior sobre suas almas. Jesus convida estes cansados e fatigados para chegar até Ele, pois Ele tem alívio para as situações que contribuem para esta vida insuportável. Ele as convidou para chegar e aprender Dele. Aí fica a escolha... chegar a Jesus com coração humilde e preparado para ouvir e aprender, ou continuar teimosamente fazendo o que sempre fez e sofrer, sim sofrer, as consequências da sabedoria falha humana que há muito tem lhe afligido. É necessário aprender de Jesus, aprender o seu viver, seu comportamento, seu amor, paciência, longanimidade e sinceridade, bem como os demais atributos que combinaram para revesti-Lo com um espírito tão meigo, agradável e aprazível.

            De modo geral pessoas rejeitam Jesus por pensar que Ele colocará sobre elas leis, regras e exigências que serão difíceis de viver dentro da sociedade atual. No entanto Jesus disse que Ele não colocaria uma carga difícil ou pesada demais para carregar, todavia, leve, fácil de carregar e o melhor de tudo; uma que Ele carregará também por estar dentro do jugo junto com você. Analisa bem esta passagem bíblica de I Coríntios 10:13: "Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel o e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar."

            Sim, o jugo que Jesus oferece é, sem dúvida alguma, o melhor, mais suave e mais leve. Aceite-o hoje para alcançar descanso para sua alma.

Philip D. Walmer