>
 

Meu Jugo 2

Número 2

 

            "Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve." (Mateus 11:28-30 RA) "Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso. Sejam meus seguidores e aprendam comigo porque sou bondoso e tenho um coração humilde; e vocês encontrarão descanso. Os deveres que eu exijo de vocês são fáceis, e a carga que eu ponho sobre vocês é leve." (NTLH)

            Jesus nos ofereceu um jugo suave, leve e agradável, mas muitos são os que ignoram ou rejeitam esta oferta vantajosa e de grande valor para todos. Impressionante é de ver tão grande bênção sendo rejeitada. Eu mencionei que há, no meu ver, três jugos que podemos aceitar e usar. O primeiro eu descrevi em devocional anterior. Agora quero falar de outro e este é o jugo que nós colocamos sobre nós mesmos. Frequentemente este jugo consiste de grandes preocupações com as quais sobrecarregamos nossas mentes. Já notei na minha vida, como na vida de outros, que normalmente estas preocupações viram em nada, com o resultado que gastamos energias, felicidade e bons relacionamentos por estarmos presos no jugo de preocupações. Veja este conselho do Apóstolo Paulo, que sem dúvida teve muito mais para se preocupar que qualquer outro: "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus." (Filipenses 4:6-7) Jesus disse algo semelhante em Mateus 6:25: "Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?" (Leia os versículos anteriores a este para entender melhor o "por isso".)

            Em vez de andar ansiosos e preocupados, levando este jugo pesado devemos seguir o conselho do Apóstolo Pedro: "... lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." (I Pedro 5:7) Davi confiava no Senhor, seu Pastor, como as ovelhas que ele cuidava confiavam nele: "O Senhor é meu pastor, nada me faltará." (Salmos 23:1) Ele ainda deu grande promessa em Salmos 55:22: "Confia os teus cuidados ao Senhor, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado."

             Por que você insiste em lutar dentro de um jugo que não precisa carregar quando há grande promessa da parte do experimentado rei Davi: "Muitas são as aflições do justo, mas o Senhor de todas o livra." (Salmos 34:19)

            Ele ainda dá muito encorajamento em Salmos 18:16-19: "Do alto me estendeu ele a mão e me tomou; tirou-me das muitas águas. Livrou-me de forte inimigo e dos que me aborreciam, pois eram mais poderosos do que eu.  Assaltaram-me no dia da minha calamidade, mas o Senhor me serviu de amparo. Trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me, porque ele se agradou de mim."

            Está vendo como uma simples leitura da Palavra de Deus pode lhe tirar aquele jugo que você coloca sobre si mesmo e lhe ajudar revestir-se do jugo leve e suave do Senhor? Pratica este bem para enriquecer e livrar sua alma de um peso desnecessário.

Philip D. Walmer