>
 

A Prova de Amor 2

Número 2

 

            "Se me amais, guardareis os meus mandamentos." (João 14:15) A primeira palavra deste versículo, "se", é pequena, no entanto tem grande significado. Quando esta palavra é usada, entendemos que há questionamento, dúvida e receio que aquilo que segue pode não ser a verdade. Aqui Jesus falou que amar a Ele significaria que aqueles que O amam automaticamente guardariam (obedeceriam) Seus mandamentos. Como escrevi em devocional anterior, afirmo de novo, e isto é que há muitos que alegam amar a Deus, mas não obedecem a seus mandamentos.

            Só para exemplificar esta afirmação, vamos analisar só um pouquinho os dez mandamentos, sem entrar em outras questões: (Referências bíblicas da versão NTLH)

            1. "Não adore outros deuses; adore somente a mim." Afirmo que há muitos crentes que adoram mais suas casas, carros, roupas, moveis do que a Deus, e, portanto estão em falta com este mandamento.

            2. "Não faça imagens..." Talvez este mandamento seja o menos desrespeitado. No entanto há muitos que andam com amuletos, pulseiras, colares e outras coisas tais, nas quais eles postam fé e acreditam ter poderes milagrosos.

            3. "Não use meu nome sem o respeito que ele merece..." Não são poucas as vezes que ouço pessoas dizerem "Jesus", como estivessem praguejando. É ou não é usar o nome do Senhor em vão?

            4. "Guarde o sábado..." Embora haja muitas questões acerca do sétimo dia, o mandamento de Deus disse que os trabalhos dos homens devem ser feitos em seis dias e que um dia da semana deve ser reservado para a adoração a Deus, estudos bíblicos, ouvir pregações e descansar. Muitos falham neste mandamento, e depois não entendem por que a saúde está arruinada, que doenças os seguem sem dar folga e por que o nível espiritual está abaixo do necessário e por que não há força para vencer as tentações.

            5. "Respeite o seu pai e a sua mãe." Sendo que isto é a lei de Deus, se torna óbvio que obedecer este mandamento será recompensado com muitas bênçãos, inclusive a longevidade de vida.

            Lá estão apenas os primeiros cinco dos dez mandamentos. Os outros cinco trataremos no próximo devocional. Lembra-se de que estes são mandamentos a não meras sugestões.

            No devocional anterior lemos da Palavra de Deus que os mandamentos do Senhor não são penosos, ou em outras palavras difíceis de obedecer. É tão difícil adorar somente a Deus sem colocar coisas terrestres em lugar de primeira importância? É necessário ter algum objeto para o qual direcionar uma oração ou na qual confia? É tão difícil crer que Deus é espírito e não precisa, e que nem pode ser adorado por meio de objetos humanos? Já considerou quantas coisas o Senhor lhe concedeu; bênçãos tais como o perdão dos seus pecados, o privilégio de ser batizado em seu nome para poder fazer parte da Igreja de Deus e ter o glorioso Dom do Espírito Santo preenchendo seu ser? Quando inclui as providências materiais, pergunto se não é possível tirar um dia dos sete para dedicar a Deus em oração, louvor e adoração? Será que não demonstra falta de gratidão a Ele e fé Nele quando trabalha todos os dias somente em prol de você mesmo? É realmente necessário falar mal dos outros e destruí-los com conversas fiadas?

            Irmão/amigo, prova seu amor a Deus por obedecer todos os seus mandamentos e assim será bem-aventurado. Comece hoje, pois já é tarde iniciar a vida que o Senhor quer que viva!

Philip D. Walmer