>
 

Apercebidos 1

Número 1

 

            Em Lucas 19:41-44 Jesus predisse a destruição de Jerusalém. "Quando ia chegando, vendo a cidade, chorou e dizia: Ah! Se conheceras por ti mesma, ainda hoje, o que é devido à paz! Mas isto está agora oculto aos teus olhos. Pois sobre ti virão dias em que os teus inimigos te cercarão de trincheiras e, por todos os lados, te apertarão o cerco; e te arrasarão e aos teus filhos dentro de ti; não deixarão em ti pedra sobre pedra, porque não reconheceste a oportunidade da tua visitação." Era um fato triste que o povo que Deus escolheu para ser Seu emissário ao mundo, um povo que demonstraria todos os aspectos de Deus ao mundo falhou tão terrivelmente em não aperceber a vinda do muito prometido Messias, Salvador do mundo. A falta de aperceber que o prometido Messias vivia no meio deles era um erro fatal, pois não somente não aperceberam, mais O condenaram a morrer como um criminoso comum, ato que trouxe sobre eles até agora quase dois milênios de constantes perseguições, por não falar das prometidas bênçãos irrevogavelmente perdidas.

            Parece que gerações vêm e gerações desaparecem e o homem não aprende nunca para honrar a Deus com obediência às Suas leis e ordenanças, todas elas formuladas para que o homem pudesse viver em paz e fartura de tudo que é bom e agradável.

            Adão e Eva gozaram uma vida de abundância de tudo que necessitavam, sem trabalhar ou se esforçarem. Mas, uma árvore no meio do jardim era uma tentação por ser algo proibido. Eles simplesmente não acreditaram na advertência dada por Deus caso eles comesse o fruto daquela árvore; preferindo acreditar na ilusão criada por meio de mentiras apresentadas por satanás. Comeram, e por seis milênios, seres humanos têm sofrido as consequências desastrosas daquele ato singular. Eles simplesmente não aperceberam a seriedade do seu ato de desobediência.

            Não foi diferente na Dispensação da Consciência quando os moradores viviam para comer, beber e casar, isto é, estavam seguindo o curso normal de vida. "Pois assim como foi nos dias de Noé, também será a vinda do Filho do Homem. Porquanto, assim como nos dias anteriores ao dilúvio comiam e bebiam, casavam e davam-se em casamento, até ao dia em que Noé entrou na arca, e não o perceberam, senão quando veio o dilúvio e os levou a todos, assim será também a vinda do Filho do Homem." (Mateus 24:37-39) Os moradores da terra não deram ouvidos às pregações de Noé durante os 120 anos da construção da arca. E apesar de todos os anos de alertas e advertências não aperceberam a ira e vingança iminente de Deus contra os pecados predominantes da era, que nesta era atual já superam em muito dos dias de Noé. Contudo, na exata medida que os moradores da terra naquela dispensação não aperceberam os sinais de destruição pendente, os desta geração também andam despercebidos, mas não por falta de sinais, nem de profetas, pregadores e evangelistas que procuram alertar à vinda do Senhor e a destruição de todos os malfeitores.

            "Aproximando-se os fariseus e os saduceus, tentando-o, pediram-lhe que lhes mostrasse um sinal vindo do céu. Ele, porém, lhes respondeu: Chegada a tarde, dizeis: Haverá bom tempo, porque o céu está avermelhado; e, pela manhã: Hoje, haverá tempestade, porque o céu está de um vermelho sombrio. Sabeis, na verdade, discernir o aspecto do céu e não podeis discernir os sinais dos tempos? Uma geração má e adúltera pede um sinal; e nenhum sinal lhe será dado, senão o de Jonas." (Mateus 16:1-4)

            Não serão dados mais sinais dos que estão em volta todos os dias. Será que você está tão afundado nos seus afazeres (trabalhos, estudos, compras, vendas, festas e etc.) que não percebe que o fim desta Dispensação da Graça está chegando e que a vinda do Senhor está realmente às portas? Será que você também há de ser tomado de surpresa como os demais do passado que pereceram por não andar apercebidos?

Philip D. Walmer