>
 

Apercebidos 2

Número 2

 

            Ontem escrevi acerca da falta de apercebimento da maioria dos que hoje se chamam de crentes. Eu sei; você vai sair com aquela frase que tantos crentes usam hoje... "Não pode julgar". Não estou julgando, apenas observando o comportamento alheio à vida crista que é tão aparente para que todos possam ver facilmente. Ou, como alguém disse, estou apenas inspecionando o fruto que estes pseudocrentes apresentam. Logo a gente percebe pela fala que não houve nesta vida uma transformação total, apenas parcial, pois o linguajar do mundo ainda está na sua boca, usando termos de baixo calão que se identificam com o mundo de não convertidos.

            Os vícios continuam, porém praticados ocultamente agora. Conheci um homem que foi tão experto em esconder o fato que ainda fumava que nem a esposa percebeu. Estes acham que Deus não sabe; que Ele é semelhante a um homem, fácil de enganar e iludir? Será que a consciência deles não pesa ao ouvir a pregação da Palavra? Será que o poder do Espírito Santo presente nos cultos não tem mais efeito sobre eles? Como é que eles conseguem sentar nos assentos da igreja por semanas e meses a fio e jamais chegarem ao ponto de serem levados pelo Espírito a um arrependimento que resulta em perdão e purificação?

            Tenho conhecido pessoas alegando ser crentes que roubam bens de outros, logram seus empregadores, mentem, dão falso testemunho e praticam outros atos condenáveis, pois aparentemente não creem que Jesus em breve voltará e que serão obrigadas comparecer diante de Deus para prestar contas de suas obras. "Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo." (II Coríntios 5:10) Como é que podem andar tão néscios, tão despercebidos quando sinais da volta do Senhor estão em todo lugar?

            Outros vão ainda mais além, praticado atos sexuais claramente condenados pela Palavra de Deus, não somente pecando, mais conduzindo outros a pecar e colocar suas almas em perigo de fogo eterno. "Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, e mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus." (I Coríntios 6:9-11)

Mas hoje, de acordo com as pregações e ensinamentos de alguns, é como a satisfação dos desejos da carne, não importando quais são, são aceitáveis diante de Deus e que nunca haverá um juízo. As leis de Deus não mudam com as circunstâncias do mundo. As leis de Deus são imutáveis.

            Hoje tem tanta gente pregando, ensinando e falando da Graça de Deus, como fosse um elixir que absolve todos de tudo, se tem ou não deixado de praticar. Paulo escreveu o seguinte em Tito 2:11-12: "Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança o e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras. Dize estas coisas; exorta e repreende também com toda a autoridade. Ninguém te despreze." Paulo ainda indaga e declara o seguinte: "Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?" (Romanos 6:1-2) Perceba a verdade e se salve deste mundo que jaz no maligno!

Philip D. Walmer