>
 

Apercebidos 3

Número 3

 

            "Então, o reino dos céus será semelhante a dez virgens que, tomando as suas lâmpadas, saíram a encontrar-se com o noivo. Cinco dentre elas eram néscias, e cinco, prudentes... Mas, à meia-noite, ouviu-se um grito: Eis o noivo! Saí ao seu encontro! Então, se levantaram todas aquelas virgens e prepararam as suas lâmpadas. E as néscias disseram às prudentes: Dai-nos do vosso azeite, porque as nossas lâmpadas estão-se apagando. Mais tarde, chegaram as virgens néscias, clamando: Senhor, senhor, abre-nos a porta! Mas ele respondeu: Em verdade vos digo que não vos conheço. Vigiai, pois, porque não sabeis o dia nem a hora." Mateus 25:1-2, 6-8, 11-13) [Recomendo uma leitura cuidadosa de Mateus 25:1-46 acoplada com muita oração para poder sentir a real mensagem de Jesus aos seus discípulos.]

            Com respeito às dez virgens, todas estavam aguardando a chegada do noivo.  Ninguém pode dizer que as cinco néscias não estavam também aguardando a chegada do noivo, mas da parte delas não houve o devido preparo para uma longa vigília. Com respeito à vinda do Senhor a Bíblia declara que: "Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai." (Mateus 24:36)

            Estou mais do que convencido que há numerosas multidões de pessoas que sentam semanalmente nas suas respectivas igrejas que jamais participarão do arrebatamento da Igreja, pois há uma falta, pelo menos parcial, senão total, de preparo para receber o Senhor da Glória. Elas são como as dez virgens néscias... sem preparo. Em seus corações não há um amor exclusivo para com o Senhor. Seus corações estão cheios de adultério, fornicação, engano, facções, entre outras coisas; pecados que impedirão entrada de qualquer um na cidade celestial. Veja novamente com sua mente aberta, sincera e honesta à mensagem tão clara de Gálatas 5:19-21, pois sua salvação pode depender de uma análise profunda de seu próprio coração: "Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam."

            "Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma do pão, e beba do cálice; pois quem come e bebe sem discernir o corpo, come e bebe juízo para si." (I Coríntios 11:28-29) Necessário é que cada pessoa examine seu próprio coração. Não cabe ao seu pastor examinar seu coração. Mulher, não cabe ao seu marido efetuar esta obra por você e vice-versa. Jovem, não cabe aos seus pais determinar se você está ou não preparado para a volta do Senhor. Cada pessoa tem o dever de examinar seu próprio coração diante de Deus. Isto se faz na oração. É por isso que sempre enfatizo a prática de oração, pois é na presença do Senhor que a gente reconhece o que falta na sua vida espiritual. 

            Na sua segunda epistola escrita por Pedro, capítulo três e versículos 1-4, Pedro esboçou uma alerta muito séria com respeito à vinda do Senhor e como será a atitude de muitos naqueles dias. "Amados, esta é, agora, a segunda epístola que vos escrevo; em ambas, procuro despertar com lembranças a vossa mente esclarecida, para que vos recordeis das palavras que, anteriormente, foram ditas pelos santos profetas, bem como do mandamento do Senhor e Salvador, ensinado pelos vossos apóstolos, tendo em conta, antes de tudo, que, nos últimos dias, virão escarnecedores com os seus escárnios, andando segundo as próprias paixões e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação."

            Você está realmente apercebido que a volta do Senhor pode ocorrer em qualquer instante? Está apercebido nitidamente do que falta para você estar pronto para subir para a Glória com o Senhor? Você é responsável por si mesmo e não pode depender de outros para sua salvação. Ainda soa no meu coração as palavras de Pedro à multidão no dia de Pentecoste: "Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa." (Atos 2:40).

Philip D.Walmer