>
 

Apercebidos 6

Número 6

 

            "No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século." (Mateus 24:3)

            A pergunta dos discípulos a Jesus é uma que quase qualquer crente do século vinte e um faria se tivesse oportunidade. Homens sempre procuram saber ao que o futuro tem reservado para eles. Eis o sucesso dos ditos "magos", seja do passado ou do presente. Eles só podem enganar, pois a nenhum homem é dado habilidade para conhecer o futuro, a não ser que Deus o revela, pois o futuro pertence exclusivamente a Deus.

            No entanto, Jesus deu aos seus discípulos alguns sinais pelos quais eles deveriam observar para poder perceber que o fim da dispensação estaria chegando ao seu fim. Em toda esta discussão não deve ser esquecido jamais que ninguém tem como prever a data e hora do retorno do Filho do Homem. Veja as palavras de Jesus em Mateus 24:36: "Mas a respeito daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão o Pai." Falo com franqueza, pois posso pela autoridade do versículo acima. Se chegar qualquer homem dizendo que ele sabe a data exata da vinda do Senhor, ele é claramente um mentiroso. E, estes têm aparecido nos Estados Unidos e em outros lugares do mundo. Alguém escreveu um livro no qual disse que Jesus voltaria em tal ano. Quando não aconteceu como ele previu, escreveu de novo admitindo que errou, mas disse que o Senhor voltaria no ano seguinte. Tem passado quase trinto anos, e não se ouve mais falar de tal profeta falso. É de necessidade absoluta que cada um conhece a fundo a Palavra de Deus para não ser enganado por charlatões que aparecem cada vez mais, basicamente para encher seu bolso do dinheiro dos incultos.

            No decorrer do capítulo 24 de Mateus, Jesus oferece alguns sinais que a Igreja pode observar fim de saber que Dispensação da Graça está se terminando. Estes sinais estão aparecendo mais e mais, portanto a Igreja, bem como seus membros, devem ficar apercebidos do retorno do Senhor em breve: Veja os sinais profetizados em Mateus 24, e considera como estes estão aparentes no seu dia a dia:

• "Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão e a muitos." (v. 5)

• "E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras, vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer..." (v. 6) Jamais houve tanto disto como nos dias atuais.

• "... levantará nação contra nação, reino contra reino..." v. 7)

• "... haverá fomes e terremotos em vários lugares..." (v. 7)

• "...  sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome. (v. 9)

• "Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros...." (V. 10)

• "... levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos." (v. 11)

• "... por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos." (v. 12)

• "E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim." (v. 14) Poucos anos atrás isto teria sido uma impossibilidade, mas hoje com ondas radiofônicas, sinais de televisão alcançando o mundo inteiro e mais a internet com redes sociais, é possível alcançar o mundo inteiro com o evangelho.

            Para quem se atenta às notícias, que se antena ao que acontece em volta, é fácil ficar apercebido que o fim desta dispensação já chegou a sua conclusão, a não ser que as pessoas ficam tão submergidas em suas vidas com as afazeres, tão focados em adquirir os bens perecíveis via educação e trabalhos; que tudo mencionado acima passa despercebido. Irmão fica antenado aos sinais que estão tão evidentes à pessoa espiritual, para que não seja mais uma néscia que perde a chegada do noivo.

Philip D. Walmer