>
 

Apercebidos 7

Número 7

 

            A pessoa que é realmente ciente da iminência da volta do Senhor para arrebatar do mundo a Igreja que Ele comprou com Seu próprio sangue, está sempre em fase de preparação para este evento que é, sem dúvida alguma, a mais importante de quem postou fé na obra regeneradora e salvadora de Jesus Cristo.

             "Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança o e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras. Dize estas coisas; exorta e repreende também com toda a autoridade. Ninguém te despreze." (Tito 2:11-15) Se fossemos crer como muitos ditos ministros estão pregando hoje, qualquer um pode se salvar, apesar da vida que leva; seja de viciado, imoral e impiedoso em todo o seu viver. A passagem acima diz que a graça de Deus nos educa a renegar a impiedade, e não continuar vivendo uma vida pecaminosa. Não educa como alguns estão ensinando, que não importa como vive, pois será igualmente salvo. A graça educa a renegar a impiedade e as paixões mundanas. Ainda educa que o dever de cada cristão é de viver sensato, justo e piedoso, enquanto aguarda o aparecimento de Jesus Cristo para completar em cada pessoa verdadeiramente arrependida da vida de pecado, a plenitude da salvação prometida.

            O sacrifício de Jesus Cristo, isto é seu sofrimento e eventual morte, se deu para remir (resgatar) o pecador da iniquidade deste mundo e purificá-lo para ser aceitável a Deus. Esta pessoa que é assim transformada deve ser zelosa de boas obras e jamais ter prazer em continuar nos prazeres condenados por nosso Deus Santíssimo.

            "A religião pura e sem mácula, para com o nosso Deus e Pai, é esta: visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações e a si mesmo guardar-se incontaminado do mundo." (Tiago 1:27)

É interessante e importante que este versículo diz que a pessoa que tem fé na sua eventual salvação "guarda si mesmo" da contaminação do mundo. Em outras palavras, Deus não afastará quem quer se salvar da contaminação do mundo. Não dará uma tapa na mão de quem é tentado tocar no que é proibido. Lembra-se do caso de Acã. A pessoa tem que se afastar destas coisas por amar a Deus mais do que as coisas e os prazeres do mundo.

            Isto me leva a recordar as palavras do Apóstolo Pedro no Dia de Pentecostes, logo após a descida do Espírito Santo sobre os 120 no cenáculo em Jerusalém: "Com muitas outras palavras deu testemunho e exortava-os, dizendo: Salvai-vos desta geração perversa." (Atos 2:40) Paulo escreveu à igreja de Corinto dizendo: "Examine-se, pois, o homem a si mesmo..." (I Coríntios 11:28) Ou II Coríntios 13:5: " Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. e Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados."

            "Amados, agora, somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro." (I João 3:3) Nota... "si mesmo se purifica..." Aperceba sua própria condição espiritual!

Philip D. Walmer