>
 

Esperança Gloriosa

 

            Acordei pela manhã sendo guiado pelo o Espírito Santo mais uma vez à passagem em Tito 2:11-14. Esta passagem é ricamente recheada de verdades que devem fazer o verdadeiro filho de Deus regozijar abundantemente, pois contém o epítome da esperança viva dele; isto é a volta do Senhor para receber Sua Igreja que Ele comprou com seu sangue. "Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança o e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras."

            Não sei por que você aceitou o convite para ser um filho de Deus, por que se arrependeu dos seus pecados, por que renegou a impiedade e as paixões mundanas, por que foi batizado biblicamente em o nome de Jesus Cristo e buscou até ser batizado com o Espírito Santo. Foi apenas para receber algum benefício terrestre? Foi para correr atrás da ilusão de ser economicamente abençoado? Foi para receber uma cura de alguma enfermidade? Ou será que foi para receber os benefícios prometidos no além?

            É grande benefício se lembrar de que tudo relacionado com este mundo é passageiro, transitório, isto é, de pouca duração, apenas pelos poucos anos que tem para viver. Por isso Paulo escreveu aos Coríntios dizendo: "Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens." (I Coríntios 15:19) As pessoas que procuram benefícios terrestres correm atrás de uma ilusão, um fantasma que nunca será alcançado. Ganhou uma moradia nova? Logo começa aparecer os defeitos, ou os pormenores dela que não cabem dentro do seu gosto. Comprou um carro novo? Dentro de pouco tempo os sinais de desgaste aparecem, ou sai um modelo novo que tem equipamentos novos muitos desejáveis. Ficou curado de uma enfermidade? Sendo que você é carne, não demora muito até aparecer outra dor, outra doença que ameaça até sua vida. É somente em Cristo a salvação que Ele provém que alcançaremos o que todo homem quer.

            Qual tipo de emoção logo aparece dentro de seu ser quando ouve uma pregação acerca da iminente volta do Senhor.  Gozo ou Medo? Alegria ou terror? Se é que vive agradando as paixões da carne, praticando atos imorais, vivendo de acordo com os padrões do mundo, é provável que seja o medo e terror que começam lhe afligir, pois sabe que no seu caso será como o caso de Belsazar, acerca do qual foi dito: "... Pesado foste na balança e achado em falta." (Daniel 5:27)

            Cada um de nós será pesado na balança de Deus; balança aferida e correta. Como será o resultado desta pesagem da sua vida? Não, eu não estou julgando, pois só Deus tem este direito. Contudo, estou encorajando você, o leitor deste devocional, para se prostrar diante de Deus, pedindo que Ele foque a luz poderosa do Espírito Santo dentro da sua alma para lhe mostrar exatamente o que está nela. Assim, pode pôr tudo em dia com Deus por via do arrependimento e o reabastecimento com o Espírito Santo. Por que andar ansioso dia após dia, quando pode possuir uma tranquilidade de alma, sabendo que tudo está em ordem entre você e Deus?

            Para mim, a promessa da volta do Senhor é motivo de gozo e alegria, e espero sinceramente que seja também com você.

Philip D. Walmer