>
 

Com O Que Você Está Conformado? 1

Número 1

 

            A verdade é que no decorrer de vida cada pessoa se conformará com algum estilo de vida. Isto é visto todos os dias em colegas de colégio, colegas de trabalho, familiares, e o visto casual de transeuntes pelas ruas e avenidas das cidades onde reside. Esta conformidade para um lado pode ser bom e benéfico, contudo em outras circunstâncias totalmente devastadora.

            Filhos criados em lares onde o uso de bebidas alcoólicas, tabaco e/ou drogas lícitas e ilícitas é comum, porém estes filhos normalmente começarão o uso destas substâncias cedo na vida. Com muita frequência isto leva a uma vida socialmente indesejável, enfermidades e frequentemente a uma vida criminosa e não incomum, o encarceramento. Tudo por causa da conformidade aos exemplos aos quais são expostos. Fora o milagre de conversão a Deus e um novo modelo de vida, muita tristeza esperam estes na próxima curva na estrada da vida.

            No mundo hoje não há apenas uma tendência à seminudez e nudez, mas esta imodéstia se tornou tão comum que se vê em todo lugar a exposição do corpo e até as partes mais íntimas. O resultado disto é que as pessoas são induzidas a prática de sexo livre de barreiras. Jovens são encorajados de experimentar o sexo o quanto quiser. Infelizmente, a conformidade a este estilo de vida não resulta em relacionamentos duradouros. Minha esposa e eu, tendo completado 54 anos de casamento, somos frequentemente perguntados como conseguimos isto, um marco que hoje é quase uma façanha desconhecida.

            Conseguimos por ter contido os desejos sexuais, não nos conformando as normas do mundo da época, que era no auge do movimento hippie e o início da filosofia de sexo livre. Casamos virgens, atitude e decisão que eliminou por completo memórias de outros relacionamentos quando enfrentamos desafios em nosso relacionamento.

            Cada geração tem e cria suas normas de comportamento. Na época do Apóstolo Paulo existia determinadas religiões onde a prática de sexo com prostitutas era considerado como ato de louvor; assim foi a religião que adorava a deusa Diana, o templo à qual foi nada menos que um prostíbulo. Entendemos com isso que a perversão não é nada nova nos dias atuais.

            Contempla as palavras de Salomão, considerado o homem mais sábio que vivia: "O que foi é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; nada há, pois, novo debaixo do sol. Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Não! Já foi nos séculos que foram antes de nós. Já não há lembrança das coisas que precederam; e das coisas posteriores também não haverá memória entre os que hão de vir depois delas." (Eclesiastes 1:9-11) O mundo de hoje acha que descobriu uma nova ousadia e sexualidade que deixará os seres humanos satisfeitos com sua existência. Mas, eles descobrirão o que Salomão descobriu séculos atrás e procurou transmitir para seus filhos e o mundo de então. Ele teve de tudo, inclusive centenas de mulheres com as quais podia ter intimidade sexual. Mas suas palavras em Eclesiastes 1:2 dão a avaliação de tudo que ele descobriu acerca de uma vida que era conformada com o mundo e não com Deus: "Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade."

            Com que estilo de vida você está conformado?

Philip D. Walmer