>
 

Com O Que Você Está Conformado? 2

Número 2

 

            "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus." (Romanos 12:2 RA)

            "Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele." (Romanos 12:2 NTLH)

            Na passagem acima, Paulo escreveu para os cristãos que moravam em Roma. A sociedade Roma da época era totalmente corrupta em todos os sentidos. Tudo que se vê no mundo de hoje acontecia entre os povos dominados pelo império Romano. Conforme a história nos ensina, havia entre aqueles povos uma situação de amoralidade, onde todo mundo fazia conforme suas próprias ideias e desejos.

            Aparentemente acontecia exatamente aquilo que Isaias alertou Israel para não fazer. "Ai dos que ao mal chamam bem e ao bem, mal; que fazem da escuridade luz e da luz, escuridade; põem o amargo por doce e o doce, por amargo!" (Isaias 5:20) Acontecia no império Romano e acontece hoje. Todo tipo de promiscuidade sexual hoje é considerado bom, e os cristãos que não aderem a esta filosofia são considerados maus, e dignos de odeio e maus tratos. Paulo, no entanto exorta para não se conformar a estes pensamentos que existem largamente no mundo. É o que compõe o sistema do mundo atualmente e não mudará, pois a Bíblia declara em II Timóteo 3:13 em relação aos últimos tempos antes da vinda do Senhor: "Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados."

            Neste ambiente corrupto não é fácil viver uma vida de santificação, pois parece que tudo se alia contra quem quer fazer o bem. É por isso que é necessário reconhecer o que Paulo escreveu para Timóteo no versículo 12: "Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos." Esta perseguição vem de familiares, colegas de colégio e trabalho e até de outros religiosos, que por ver seu bom comportamento, em vez de ver que você agrada a Deus, se sentem compungidos por saberem que suas obras são más e em vez de mudarem, perseguem quem faz o bem.

            De acordo com Paulo, tudo que pertence ao mundo não tem valor algum. Portanto, ele considerou tudo como perda (refugo, esterco), pois comparou as coisas do mundo com a excelência de Cristo e Seu Reino. É mais do que provável que qualquer um que propõe no seu coração para servir a Deus exclusivamente há de sofrer perseguições. Paulo até dava as boas vindas às perseguições, pois entendia que por meio do sofrimento ele conheceria a Deus de forma inédita, que traria gozo inestimável, bem como a ressurreição de entre os mortos para herdar a vida eterna.

            "Sim, deveras considero tudo como perda, por causa da sublimidade do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; por amor do qual perdi todas as coisas e as considero como refugo, para ganhar a Cristo e ser achado nele, não tendo justiça própria, que procede de lei, senão a que é mediante a fé em Cristo, a justiça que procede de Deus, baseada na fé; para o conhecer, e o poder da sua ressurreição, e a comunhão dos seus sofrimentos, conformando-me com ele na sua morte; para, de algum modo, alcançar a ressurreição dentre os mortos." (Filipenses 3:8-11)

            E você, amado leitor, está conformado com o sistema do mundo, os prazeres dele, o modo de pensar que nele existe; ou com Cristo que tem o poder de lhe coroar com vida eterna e gozo sem fim?

            Philip D. Walmer