>
 

A Arma Efetiva de Oração 1

Número 1 - O Dever

 

         Todos os cristãos ao se converterem ao Senhor Jesus foram dados o grande privilégio de ter contato diretamente com Deus, o criador de tudo e de todos. Este privilégio não fazia parte da vida anterior à crucificação de Jesus, pois foi por intermédio do sacrifício Dele que havia perdão de pecados seguido de permissão de aproximar-se a um Deus santíssimo.

             O triste é que a grande maioria dos cristãos não aproveita esta arma poderosa que pode auxiliá-los a viver uma vida vitoriosa e agradável a Deus. Eles deixaram com que o inimigo da alma roubasse sua arma. Como? Por induzi-los a se envolverem nas muitas obrigações da vida diária que aparentemente necessitam mais atenção que a alma. Eles alimentam o corpo, mas nunca a alma. Bebem os líquidos que refrescam o corpo, enquanto sua alma perece com sede de receber um renovo do Espírito Santo.

            Muitos, para não dizer a maioria dos crentes modernos, tendo deixado o hábito de orar e buscar a Deus não tem mais a força para vencer o diabo, o mundo e sua própria natureza carnal. Eles vivem como um navio sem leme, jogados de um lado para o outro pelas forças do mal. Sem rumo certo, bofeteados incessantemente, cansam e desistem de frequentar os cultos, onde eles receberam pelo menos um pouco do conforto e força que vem do Espírito.

            Sendo que nunca aprenderam o valor da oração ou que por alguma razão, que na realidade não há razão, contudo mera desculpa, abandonaram a prática de oração, eles se tornaram preso fácil da carnalidade e do diabo que como leão procura quem pode ser facilmente afastado de Deus e a salvação. O cenário é de um que foi liberta do mundo e todas as suas concupiscências, mas em um estado de fraqueza total, retorna às bebedeiras, adultérios, fornicações, mentiras e tudo mais que fazia parte da vida anterior a Cristo. Como o cachorro, eles retornam ao seu próprio vomito, comendo e ingerindo as podridões do mundo, quando poderiam estar se fartando com as delícias com as quais Deus põe a Sua mesa.

            Sim, é o dever de orar. Não é um dever para com Deus, por quanto um dever para com eles mesmos. É para seu próprio benefício. É para sua vitória. É o que há de garantir sua própria salvação. Como é que pessoas podem deixar de fazer aquilo que é de benefício próprio? Francamente não sei, mas com uma facilidade inconcebível fazem para sua própria derrota.

            Uma leitura cuidadosa de Lucas 11:1-13 esclarece que Jesus ensinou e incitou para a prática de oração. Lucas capítulo 18 também fala muito acerca do valor e necessidade da oração. "Disse-lhes Jesus uma parábola sobre o dever de orar sempre e nunca esmorecer..." (v. 1) Em I Tessalonicenses 5:17 Paulo exorta à oração por dizer: "Orai sem cessar."

            Quando Jesus foi orar no Jardim de Getsêmani os discípulos não estavam ainda totalmente cientes do valor e poder da oração, por tanto não acompanhavam Jesus na Sua oração sacerdotal. Jesus os encontrou dormindo e disse: "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; e o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca." (Mateus 26:41)

            Quer vencer a batalha com o diabo, o mundo e sua carne? Segue as instruções da Palavra para orar e jamais deixar de fazer. Sua vitória e sua salvação dependem nesta obra de valor eterno.

Philip D. Walmer