>
 

A Arma Efetiva de Oração 3

Número 3 - Ações de Graças

 

         Dá-me... Dá-me... Dá-me! Ao ouvir as orações de alguns seria exatamente isto que ouviria. Eu sei que as Escrituras nos dão licença para pedir a Deus, no entanto há outros fatores envolvidos no relacionamento com Deus. Deus não existe apenas para fornecer coisas (bênçãos) para seus súditos. Deus é soberano e não tem necessidade do ser humano. Deus é totalmente autossuficiente.

            Foi o homem que trouxe o pecado (por meio da desobediência) ao mundo bom e perfeito que Deus criou. Foi o homem que corrompeu o seu próprio caminho. Apesar disto, Deus amou a sua criação, querendo regatá-la e dela receber o agradecimento que Ele merecia. No entanto, o homem se tornou ingrato, não agradeceu e ainda tinha a petulância de continuar pedindo para Ele, enquanto não oferecia os louvores e adoração que Ele aos quais era digno.

            Provavelmente uma das coisas que mais aborrece qualquer pessoa é de fazer um favor, seja pequeno ou grande, por sua benignidade e bondade e não receber sequer uma palavra de agradecimento. Imagine, então, como Deus deve sentir, tendo providenciado tanta coisa boa e maravilhosa para o ser humano que só andou no pecado e devassidão.

            Ao longo de séculos e milênios Deus providenciou meios para o homem tratar o problema de pecado na sua vida e se salvar do mundo já condenado para o tormento eterno. A grande maioria, como hoje, rejeitou o plano de Deus e sofreu a merecida punição. Finalmente o grande Deus e criador de tudo se encarnou na pessoa de Jesus Cristo, oferecendo o corpo gerado como sacrifício permanente pelos pecados de todos os seres humanos. Se hoje você é realmente salvo da ira vindoura de Deus, tem seu nome escrito no livro da vida eterna, deve sair da sua boca uma expressão sincera de gratidão que procede do fundo do seu coração cada vez que se aproxima a Deus em oração. Isto abrirá o caminho para audiências maravilhosas e mais bênçãos do que jamais imaginou. Seja grato e expresse isto como costume em cada oração oferecida a Deus. Em vez de tentar obrigar Deus ouvir seu costumeiro "dá-me", O deixa ouvir seu agradecimento e sem pedir Ele suprirá até suas mais ocultas necessidades.

                        As passagens abaixo incentivam para o louvor e adoração a Deus. Davi sabia muito bem como as ações de graças agradam a Deus e, portanto, o praticou no decorrer de sua vida. Sem dúvida era por isso que foi chamado o homem segundo o coração de Deus.

            "Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico. Sabei que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio. Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome. Porque o Senhor é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade." (Salmos 100)

            "Pagarei os meus votos ao Senhor; que eu possa fazê-lo na presença de todo o meu povo, nos átrios da Casa do Senhor, no meio de ti, ó Jerusalém! Louvai ao Senhor!" (Salmos 116:18-19)

            "Louvai ao Senhor, todas as nações; louvai-o, todos os povos. Porque a sua benignidade é grande para conosco, e a verdade do Senhor é para sempre. Louvai ao Senhor!" (Salmos 117 COR)

            "Rendei graças ao Senhor, porque ele é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre. Diga, pois, Israel: Sim, a sua misericórdia dura para sempre. Diga, pois, a casa de Arão: Sim, a sua misericórdia dura para sempre. Digam, pois, os que temem ao Senhor: Sim, a sua misericórdia dura para sempre." (Salmos 118:1-4)

Philip D. Walmer