>
 

A Arma Efetiva de Oração 4

Número 4 - Exemplo

 

            "De uma feita, estava Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos." (Lucas 11:1)

            Todos os leitores deste site devem entender a dupla natureza de Jesus Cristo. Nas Escrituras Ele é chamado Filho de Deus e também Filho do Homem. Esta verdade plenamente entendida é uma chave que abre muito o entendimento de qualquer leitor da Palavra de Deus. Ele era verdadeiramente um ser diferente de qualquer outro, pois Deus, o criador dos céus e da terra e tudo que neles há, fez para Ele mesmo um corpo dentro do qual habitou em toda a Sua plenitude e atributos, no entanto jamais deixou de habitar por meio do Seu Espírito tudo que Ele criou. Sendo que este que veio foi chamado Jesus, o Cristo (Messias) e teve por Pai o todo soberano Deus, Ele era verdadeiramente Filho de Deus.

            No entanto, sendo que nasceu de mulher (Maria) sem ela ter contato com um homem, este ser, Jesus Cristo era também Filho do Homem, isto é, tendo um nascimento como qualquer outro e possuindo a carne igual a qualquer ser humano, era dotado de todas as condições de um ser humano. Por isso, Jesus sempre orava. Espaço aqui não tem para tratar todas as vezes que Jesus orou. Sendo Ele um ser humano como nós, necessitava orar para vencer a batalha contra sua carne.

            Questiono como os cristãos de hoje pensam que vencerão as paixões carnais, as concupiscências e tentações sem contato com Deus e a renovação do Espírito que vem por meio da oração. A verdade é que não estão vencendo e é por isso que se manifestam na igreja de hoje todas as obras da carne, (Gálatas 5:19-21) e não o fruto do Espírito. (Gálatas 5:22-23) Prezado leitor/amigo/irmão, permite a minha franqueza em dizer que não existe a pessoa que vencerá a fraqueza de sua carne e as tentações a não ser que seja uma pessoa de oração.

            Nota que Jesus não ensinou apenas por palavras, todavia, com Seu exemplo. Seus discípulos, ao observar a sinceridade, intensidade e aparente sucesso e renovação que vinha por meio das Suas orações, pediram que Ele os ensinasse a orar. Estes discípulos, apesar de serem religiosos e fieis seguidores do judaísmo, tendo visto a oração de outros religiosos ao longo da vida, entenderam que havia algo diferente nas orações de Jesus, e logo pediram para Jesus os ensinar a orar como ele orava, pois eles não queriam mais as orações rotineiras, formais, secas e hipócritas dos fariseus.

            Questiono como um pastor procura incentivar os membros da congregação que pastoreia para orar e buscar mais a Deus quando ele não serve de bom exemplo neste exercício importante na vida de qualquer cristão. O pastor deve ser homem de oração intensa e fiel. Ele deve, sim deve; estar junto com a congregação quando ela se reúne para oração corporativa (todos juntos). Sua voz levantada deve orientar o povo nas suas orações. Os alunos de qualquer trabalho de ensinamento na igreja devem ver seu professor (a) na oração; quebrantado e intercedendo com lágrimas e gemidos enquanto ora por familiares, alunos e outros necessitados da igreja e fora dela.

            Filhos devem ver seus pais servindo de exemplo de oração e intercessão, tanto na igreja como no lar, pois somente assim será possível conservar um nível bem espiritual em todos os ambientes de convivência.

            Pastor; ensina sua igreja a orar por seu exemplo. Pais; ensinam seus filhos a orar via seu exemplo. Que a igreja que você frequenta seja uma igreja de oração intensa e que ela, por via do exemplo do pastor e membros, ensina os novos convertidos o valor de um relacionamento de perto com Deus por meio da oração.

Philip D. Walmer