>
 

A Arma Efetiva de Oração 5

Número 5 - Pai Nosso

 

         "Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome..." (Mateus 6:9)

            Quero neste devocional chamar a atenção dos leitores a uma palavra a qual normalmente não damos nenhuma atenção. Este palavra é "assim". Jesus ao dar um prefácio a suas instruções acerca da oração disse: "orareis assim". Qual é o significado desta palavra? Desse ou daquele modo, com características semelhantes, de natureza igual.

            Jesus deu esta oração, não para ser repetida palavra por palavra, contudo para servir como modelo ou esboço de oração. Se esta oração fosse o total de tudo que um crente deve orar, o tempo gasto seria menos de um minuto, que agradaria muitos na corrida e presa que a vida frequentemente demanda dos moradores desta terra. Lembrando-se de que a comunicação é um principal ingrediente em qualquer que seja o relacionamento, como é possível pensar que Deus seria agradado com apenas estas poucas palavras repetidas diariamente por anos. Será que Deus não gostaria de ter uma conversa longa e íntima com seus filhos?

            É bom notar no início que Jesus instruiu para chamar Deus de Pai. Isto significa que somente aqueles que têm real parentesco com Deus podem assim apresentar-se diante Dele. Como pode ser adquirido este parentesco? Por obedecer ao Evangelho: "Respondeu-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo." (Atos 2:38) Por andar em santidade: "... pelo contrário, segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento..." (I Pedro 1:15) Porque a santidade é tão importante? Porque o pecado não pode entrar na presença de um Deus Santíssimo. Não falo apenas do exterior que muitos enfatizam justamente, mas do interior do coração. O que está no exterior é apenas uma expressão do que está no coração.

            Jesus disse a Nicodemos que para ele ver e entrar no reino de Deus era necessário nascer de novo pela água e pelo Espírito. (João 3:3 e 5) Este nascimento é o que forma um verdadeiro filho de Deus. Nada menos serve. As religiões modernas de hoje procuram subverter a Palavra de Deus e desabonar o plano de Deus. No entanto, as regras que Deus estabeleceu são imutáveis.

            Sei que muitos leitores deste site não tiveram o prazer de ter um bom pai. Lamento muito isto, e infelizmente isto se torna mais e mais comum na sociedade. Quero, contudo, que todos entendem que filhos que tem um bom pai tem livre acesso a ele. Acesso com aconchego, alimento, vestimenta, e uma infinidade de outros benefícios. Muito importante é entender que pai bom que ama seus filhos sempre tem tempo para conversar com eles. Os filhos por sua vez têm o privilégio e prazer de contar tudo para seu pai, confiantes de que ele os ouvirá. Eles sabem se têm uma necessidade real que o pai fará seu melhor para suprir aquele pedido. O pai, no entanto julgará se é apenas um desejo ou uma necessidade real.

            Deve ser assim o nosso relacionamento com nosso Pai Celestial. Ele nos ama e tem o maior prazer em nos ouvir. Você anda como verdadeiro filho? Anda em obediência a Ele? Anda em santidade, não temendo se apresentar diante Ele? Que bom, pois pode considerar Ele como Pai que lhe ama e tem prazer em chamar você de filho. Assim você tem acesso ao Todo-Poderoso. Que grande bênção!

Philip D. Walmer