>
 

A Arma Efetiva de Oração 7

Número 7 - Onde Está Pai Nosso?

 

                "Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome..." (Mateus 6:9)

                Em primeiro lugar é necessário reconhecer que o Pai a quem dirigimos nossas orações não é um homem semelhante a nós. Veja as palavras de Jesus em João 4:24: "Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade." Sendo que Deus é o Espírito Eterno, Ele não pode ser confinado à terra que conhecemos. Este Deus que conhecemos por meio da salvação que providenciou para resgatar o homem do pecado e o regenerar; habita, isto é, preenche todo o espaço que enxergamos acima de nossas cabeças e conhecido mais largamente pelos cientistas por meio de câmaras postas no espaço. No decorrer dos últimos poucos anos o espaço tem se tornado ainda maior que alguém imaginou na época da minha juventude. Em vez de diminuir nossa fé, isto deve fazer a nossa fé florescer cada vez mais por começar entender como o Deus que servimos é grande. Não há limite ao Seu tamanho, ao Seu  poder, à Sua habilidade de criação e à sua capacidade de continuar providenciando as necessidades do ser humano.

            Sim, Ele está nos céus, o tamanho dos quais desconhecemos. Ele não habita, como homem, em algum canto dos céus, mas enche tudo. "E pôs todas as coisas debaixo dos pés e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas." (Efésios 1:22-23) "Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas." (Efésios 4:10) Salomão reconheceu o tamanho de Deus quando escreveu em II Crônicas 6:18: "Mas, de fato, habitaria Deus com os homens na terra? Eis que os céus e até o céu dos céus não te podem conter, quanto menos esta casa que eu edifiquei."

            Em nosso relacionamento com Deus é necessário entender que Deus não é semelhante ao homem com suas limitações. Eu me lembro de estar em outra parte do mundo, milhares de quilômetros dos meus familiares e orando pelas necessidades deles. Jamais pensei que Deus teria de se deslocar para lá para atender as necessidades dos meus entes queridos pelos quais intercedia. Eu orava estando dentro do Espírito e meus queridos estavam no mesmo instante dentro do mesmo grande e poderoso Espírito.

            Veja como Paulo descreveu este relacionamento: "... pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos..." (Atos 17:28) "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o Senhor,  porque, assim como os céus são mais altos do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os vossos pensamentos." (Isaias 55:8-9) Sim, Deus está acima de nós em tudo e convém que nós nos entregamos a Ele, por ser Ele superior a nós em tudo.

            "Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá? (Números 23:19) Quando oramos, não falamos com um homem falho ou mentiroso. Falamos com Deus, o Todo-Poderoso que pode cumprir tudo que prometeu. Leia as promessas Dele na Sua Palavra para aumentar sua fé neste poderoso e eterno Deus.

Philip D. Walmer