>
 

A Arma Efetiva de Oração 8

Número 8 - Santificado

 

                "Portanto, vós orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome..." (Mateus 6:9)

            Cada pessoa que ora a Deus precisa reconhecer a superioridade absoluta de Deus. Ele é superior em tudo, ao ponto de se tornar impossível com nossa linguagem descrever corretamente e completamente tudo que Deus é. É por esta razão que Deus decretou no terceiro mandamento: "Não tomarás o nome do Senhor, teu Deus, em vão, porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão." (Êxodo 20:7 RA) "Não use o meu nome sem o respeito que ele merece; pois eu sou o Senhor, o Deus de vocês, e castigo aqueles que desrespeitam o meu nome." (NTLH)

            É comum nos dias de hoje ouvir o nome do Senhor sendo usado de forma nada respeitável. Para alguns o nome do Senhor se tornou um termo usado para amaldiçoar, maldizer e praguejar. Evidentemente era comum nos dias de Ezequiel, pois Deus mandou o profeta entregar esta mensagem a Israel: "Farei com que o meu povo de Israel conheça o meu santo nome e nunca mais deixarei que o meu nome seja profanado. Então as nações ficarão sabendo que eu, o Senhor, sou o Deus Santo de Israel." (Ezequiel 39:7)

            Em Isaias 6, o profeta ouviu os serafins louvando ao Senhor que diziam assim: "E clamavam uns para os outros, dizendo: Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória." (v. 3)

            O Senhor é santo. No Antigo e Novo Testamento a palavra (adjetivo) "santo" usado junto com "Senhor" pode ser encontrado cento e oitenta e nove (189) vezes. Uma destas referências é Apocalipse 4:8: "E os quatro seres viventes, tendo cada um deles, respectivamente, seis asas, estão cheios de olhos, ao redor e por dentro; não têm descanso, nem de dia nem de noite, proclamando: Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que é e que há de vir."

             João, o Revelador, ainda viu outra cena que descreveu em Apocalipse 6:10: "Clamaram em grande voz, dizendo: Até quando, ó Soberano Senhor, santo e verdadeiro, não julgas, nem vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?"

            Se Deus tem assim, criaturas especialmente formadas para adorá-Lo e clamar de dia e de noite a sua santidade, soberania, poder e etc., imagine como Deus espera de nós, seres imundos que foram resgatados do pecado, O respeitar e honrar com palavras que enaltecem os santos atributos Dele.

            Por isso, ao aproximar-nos a Deus em oração devemos ter o cuidado de não entrar logo pedindo coisas da parte Dele. Pode entrar dizendo... Tu és o Todo-Poderoso, tu és longânimo, gracioso, misericordioso, amoroso, benigno e etc. Tu és meu Salvador e por isso lhe agradeço. Tu és meu rei, meu Senhor absoluto. Teu nome para mim é precioso e ao pronunciar ele fico tomado de grande respeito, pois não há outro semelhante ao Senhor. Com expressões assim, você pode aproximar o santo trono de Deus e ser aceito pelo único todo-poderoso potestade que existe.

            Quero lhe aconselhar para o uso de especial cuidado com o uso do nome do Senhor. Nunca deve ser usado de forma vulgar ou torpe. Este nome é santo e merece total respeito. Deus jamais considerará inocente quem usa Seu nome sem reverência e respeito. Procura entrar na presença do Senhor por meio da oração com esta atitude de respeito e verá que o acesso será aberto como nunca antes na sua vida cristã.

Philip D. Walmer