>
 

A Arma Efetiva de Oração 10

Número 10 - O Reino de Deus

 

            "... venha o teu reino; faça-se a tua vontade, assim na terra como no céu..." (Mateus 6:10)

            É lamentável, mas no mundo de hoje existe muito egoísmo, que é o pivô de muitos dos problemas que ocorrem regularmente. Egoísmo de um ou outro parceiro de casamento estragará o relacionamento mais tarde ou mais cedo. Egoísmo no ambiente de trabalho traz grandes transtornos. O mesmo ocorre também nas igrejas.

            Mas o ambiente onde traz mais danos é no relacionamento de uma pessoa com Deus. Caso não tem notado a Oração Dominical quase não tem pedido. O versículo acima é o segundo nesta modelo de oração e ainda não tem tratado nenhuma petição de quem ora. Mas, logo vai tratando o que é importante para Deus... Seu Reino.

            Até nos relacionamentos de seres humanos, é de grande vantagem ouvir outros expressar o que é importante para eles. Todos gostam de um bom e atencioso ouvidor. Deus também, quer que você ligue para aquilo que é de suma importância para Ele e isto é o Seu Reino.

            Veremos a atitude de Jesus na passagem que segue: "Então, Jesus, chamando-os, disse: Sabeis que os governadores dos povos os dominam e que os maiorais exercem autoridade sobre eles.  Não é assim entre vós; pelo contrário, quem quiser tornar-se grande entre vós, será esse o que vos sirva; e quem quiser ser o primeiro entre vós será vosso servo; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos." (Mateus 20:25-28)

            Jesus, apesar de ter todo poder e autoridade (Mateus 28:18), se fez de servo, preocupando com a obra que foi enviado para fazer em vez de buscar o que era bom e agradável para Ele. Veio para servir. Veio para resgatar o mundo perdido. Veio para estabelecer o Reino de Deus. Nós devemos ter a mesma preocupação em estabelecer o Reino de Deus e O faz crescer, em vez de sempre nos preocupar com aquilo que achamos importante para nossa vida terrestre.

            Deus amará e atenderá quem se preocupa com o reino Dele antes de se preocupar com suas próprias necessidades. Afinal, o Reino de Deus é de grande importância. Alguém pode dizer que os governos humanos não são importantes para ajudar manter a ordem e paz entre os povos e nações? Atualmente não fazem seu papel muito bem, justamente por causa do egoísmo e ganância.

            Muitos se preocupam com casas, carros, vestimenta, festas, saúde e outras coisas tais. Não pode ser reconhecido que estas coisas sejam temporais; coisas que podem ser roubadas, coisas que envelhecem, que saem da moda, e que de um momento para outro a saúde frágil pode desaparecer, deixando a pessoa incapaz de fazer até as necessidades mais importantes da vida ou até morta.

            Irmão e amigo, por que se preocupar com as coisas temporais e ignorar as de valor eterno? "Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam, nem roubam; porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração." (Mateus 6:19-21)

            Preocupe-se com o Reino de Deus e Ele se preocupará com suas necessidades. "Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? Porque os gentios [pagãos] é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas [comida, bebida e vestimenta] vos serão acrescentadas." (Mateus 6:31-33)

Philip D. Walmer