>
 

Alegria

Eu me entristeci mais uma vez esta semana ao ler a história de um jovem, cantor famoso, financeiramente estável, de apenas vinte e poucos anos de idade, que faleceu de uma overdose de drogas, pois era usuário de entorpecentes já alguns anos.  Em minha mente eu disse: “Mais um”.

E hoje, ao levantar-me de uma bela hora de oração, sentindo-me renovado e alegre por novamente poder apreciar a presença de Deus envolta de mim e enchendo minha alma com alegria, me lembrei deste moço mais uma vez. Ele procurava, como muitos, preencher um vazio dentro de si com drogas, químicas que jamais fazem bem ao corpo e certamente não tem absolutamente nenhum poder para tornar uma pessoa alegre. No entanto, há milhões no mundo no dia de hoje que, por ter rejeitado a Deus, a única fonte de satisfação e alegria real, procuram preencher a falta de Deus com drogas, álcool, relações sexuais ilícitas, danças, músicas, pornografia e uma infinidade de outras coisas do mundo. Eles são obrigados voltar a estas coisas repetidamente, pois qualquer sentido de bem-estar é de pouca duração e sempre exige mais e mais e sempre sem a desejada alegria de longo prazo. E, no final se tornam viciados.

Salomão, apesar de ser homem dotado de grande inteligência, vivia uma vida muito aquém da vontade de Deus, disse depois de viver uma vida devassa: “Vaidade de vaidades, diz o Pregador; vaidade de vaidades, tudo é vaidade.” (Eclesiastes 1:2) Depois foi mais adiante e disse aos seus filhos: “Há caminho que ao homem parece direito, mas ao cabo dá em caminhos de morte. Até no riso tem dor o coração, e o fim da alegria é tristeza.” (Provérbios 14:12-13 e 16:25) Assim são os prazeres ilusórios de mundo. Os que seguem nos caminhos e conselhos do mundo acabarão vazios, iludidos e as vezes mortos sem Deus e esperança de vida eterna. Não são poucos nos dias presentes, que por ficar tão desesperados na sua procura infrutífera de alegria, acabam se suicidando, pensando que é a única saída da desgraça da vida.

Amigo/irmão, vamos considerar o que a Palavra de Deus tem para nos ensinar acerca da tão almejada alegria e satisfação na vida. O Salmista Davi declarou: “Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.” (Salmos 16:11) Na presença de Deus não haverá apenas uma alegria fugitiva e de doses pequenos, mas em plenitude. Ele disse ainda que haveria na presença do Senhor “delícias perpetuamente”. Que mais um ser humano poderia almejar... “plenitude de alegria e delícias perpetuamente”? Convida Deus para habitar no seu ser para poder experimentar o que a Palavra promete.

Veja mais o que Davi contemplou e nos encorajou para fazer: “Saiamos ao seu encontro, com ações de graças, vitoriemo-lo com salmos.” (Salmos 95:2) “Bem-aventurado aquele a quem escolhes e aproximas de ti, para que assista nos teus átrios; ficaremos satisfeitos com a bondade de tua casa — o teu santo templo. (Salmos 65:4) “Celebrai com júbilo ao Senhor, todas as terras. Servi ao Senhor com alegria, apresentai-vos diante dele com cântico. Sabei que o Senhor é Deus; foi ele quem nos fez, e dele somos; somos o seu povo e rebanho do seu pastoreio. Entrai por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendei-lhe graças e bendizei-lhe o nome. Porque o Senhor é bom, a sua misericórdia dura para sempre, e, de geração em geração, a sua fidelidade.” (Salmos 100:1-5)

Tudo que o ser humano necessita, tudo que almeja, tudo que realmente preenche o seu coração de sentimentos agradáveis, pode ser encontrado exclusivamente em Deus. O Apóstolo Pedro depois de receber a plenitude do Espírito Santo no dia de Pentecostes, e ainda se deliciando com este dom maravilhoso, lembrou-se das palavras de Davi em Salmos 132. “Fizeste-me conhecer os caminhos da vida, encher-me-ás de alegria na tua presença. (Atos 2:25-28) Para o que você espera mais... Deus quer lhe dar alegria.

Philip D. Walmer, Pastor