>
 

Direitos

Há um clamor quase ensurdecedor no mundo nos dias atuais. Parece que todo mundo está reclamando por seus direitos. Direitos de que? O pobre exige, o rico exige, o comerciante exige, o dono de empresa exige, os governantes exigem. Todo mundo exige de todo mundo. Os policiais exigem e os criminosos exigem. Os professores exigem e os alunos exigem. O fazendeiro exige e os colonos exigem. Esse clamor não tem fim e em vez de diminuir, aumenta cada vez mais, criando um ambiente onde é quase impossível viver em paz. Por favor, será que é só isso que temos por fazer? Exigir um do outro acaba em ninguém ficar satisfeito, pensando que está sendo logrado pelos demais outros.

No discurso de Salomão, o Pregador, no Livro de Eclesiastes, este homem dá um sumário no fim do livro, um sumário que engloba tudo em poucas palavras, e resume o que é de fato o dever de todo homem, mulher e ser humano. “De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.” (Eclesiastes 12:13-14)

Por favor, me dá a licença de falar acerca do dever. Poucas pessoas gostam de ouvir acerca de deveres, e especialmente quando se trata de seu relacionamento com Deus, pois a grande maioria pensa que é Deus que tem deveres para com os seres humanos. Ouvindo as orações de muitos é fácil notar que a oração é uma constante recitação de tudo que eles querem, achando por alguma razão que desconheço que o Soberano Deus é simplesmente um fornecedor das necessidades do ser terrestre. Dá-me, dá-me e dá-me! O Senhor ainda não me deu o que eu pedi! Parece que eles pensam que tem direitos junto a Deus, quando na realidade o que tem junto a Deus são deveres. Como assim, alguém me perguntaria? Deus não prometeu suprir nossas necessidades? Sim! Mas há certas condições contratuais com Ele. Ficou ruim? Vamos analisar, então, as palavras em nosso texto acima.

Dos deveres que Salomão se referiu no versículo 13, o primeiro é: Temer a Deus. Que quer dizer com a palavra temer? De acordo com o dicionário a palavra significa o seguinte: “dedicar profundo respeito e obediência a...”. A pergunta agora é: como podemos fazer isto? Talvez algo na lista parcial abaixo nos ajudará a entender como mostrar “temor” a Deus, criador do mundo, soberano, eterno, todo poderoso, Salvador dos homens e diante de quem nós devemos dobrar os joelhos em submissão total.

·                    Devemos ler Sua Palavra. Como podemos dizer que tememos a Ele se nem lemos suas mensagens para nós?

·                    Devemos nos congregar juntos para adorar a Ele, pois Sua Palavra assim nos orienta. (Hebreus 10:25)

·                    Devemos colocar Ele em primeiro lugar em nossas vidas, absolutamente antes de todas as demais coisas. (Mateus 6:33) Não tendo diante de nós outra coisa qualquer que poderia ser considerado como objeto de adoração ou primazia, é a vontade de Deus.

·                    Orar (conversar) a Ele com fidelidade, assim mostrando que comunicação com Ele é de grande importância, bem como ouvir o que Ele quer nos comunicar também.

·                    Louvar (falar bem de tudo que Ele tem feito).

·                    Permitir que o louvor nos leva a adoração. (algo bem mais profundo que o simples louvor, ato no qual, com muito emoção, expressamos nosso mais profundo amor e apreciação para Ele).

·                    Jejuar para privar nossos corpos do que necessita para Deus poder ver que estamos sinceros em nosso desejo expressado de subjugar nosso lado carnal ao domínio do Espírito.

De acordo com nosso texto acima, o segundo dever é de obedecer a todos os mandamentos do Senhor. Aí é um problema muito grande para muitas pessoas. Como? É que por não ser leitores assíduos da Palavra de Deus, e não ser bem instruídos por mestres competentes, elas nem sabem quais mandamentos devem obedecer. Elas atendem apenas o que outros falam. Frequentemente os que falam e alegam possuir a verdade, sendo ainda pastores ou autodenominados mestres da Palavra, na realidade nem sabem de que alegam, ou procuram saciar os ouvidos dos ouvintes para manter seguidores. Cada pessoa, cada crente ou suposto cristão tem a obrigação de ler e estudar a Palavra de Deus com a orientação do Espírito Santo para cumprir I Tessalonicenses 5:21: “... julgai todas as coisas, retende o que é bom...” Alguém só poderia fazer isto se for leitor assíduo da Palavra de Deus, podendo comparar as várias passagens da Palavra para poder julgar o que é e não é a verdade.

Estes são nossos deveres para Deus. Tendo cumprido nossos deveres poderemos esperar com fé que Deus cumprirá Suas promessas para nós, Seus filhos. Ao mesmo tempo que procuramos ser agradáveis a Deus, lembramos com um santo temor que “... Deus há de trazer a juízo todas as obras, até as que estão escondidas, quer sejam boas, quer sejam más.”

Direitos? Parece que nós não temos um sequer, porém deveres, e se estes forem cumpridos, receberemos as prometidas bênçãos de Deus. Amado leitor, você percebeu como a maioria de nós invertemos as coisas, querendo colocar Deus a nosso mando sem compromisso da nossa parte? Se quisermos receber a plenitude das bênçãos de Deus teremos de fazer as coisas de acordo com a vontade de Deus. Que tal a gente começa hoje mesmo?

Philip D. Walmer, Pastor